“Aldeia fantasma” que reemergiu nas margens do Lima torna-se atração turística

Estevoaei / Wikimedia

A “aldeia fantasma” de Aceredo, em Espanha.

Trinta anos depois, a redução drástica do caudal do Lima veio pôr a descoberto a aldeia espanhola de Aceredo, perto da fronteira com Portugal.

Na altura, a região precisava de uma nova barragem, e Aceredo foi sacrificada para dar lugar à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, em Ponte da Barca. Submergida em 1992, transformou-se agora num local de atração turística.

Ocasionalmente, em períodos de seca, parte da aldeia era revelada entre a água, mas agora nunca se viu tanto de Aceredo como na altura em que ficou submersa. O reservatório está com apenas 15% da sua capacidade.

María del Carmen Yañez, autarca do município de Lobios, que inclui Aceredo, explica que o reservatório está baixo devido à seca, mas também devido à “exploração bastante agressiva” da EDP, que administra a barragem.

Alto Lindoso é uma das barragens que interromperam o uso de água para produção de eletricidade devido à seca.

Apesar das circunstâncias, os turistas vêm em massa para explorar a vila, escreve o All That’s Interesting. Embora muitos telhados tenham colapsado, antigas casas e empresas ainda podem ser vistas. Também estradas e terrenos agrícolas anteriores estão agora a descoberto.

Aceredo ficou submersa juntamente com outras quatro vilas. Na altura, Aceredo tinha apenas 70 casas e 120 habitantes, que foram obrigado a evacuar a aldeia.

Inicialmente, os locais recusaram-se a abandonar Aceredo. Houve reclamações, protestos e até uma greve de fome que durou dez dias.

Em 2015, dois cineastas usaram imagens de habitante locais ao abandonarem as suas casas para montar um documentário chamado “Os Días Afogados”.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here