O novo avião elétrico STOL da empresa Metro Hop, está programado para voar com muito mais eficiência, sem precisar de uma pista muito extensa.
O avião possui um motor elétrico em pelo menos uma das rodas, de modo a fornecer um aceleração mais rápida e eficiente no solo. A combinação do grande poder de aceleração com uma grande asa significa que o avião elétrico STOL pode alcançar uma velocidade de descolagem bastante rápida. A empresa Metro Hop afirma que o seu protótipo conseguirá levantar voo numa pista de apenas 25 metros.
A aeronave permite alcançar uma velocidade de cruzeiro até 400 km / h, enquanto faz uso eficiente da energia disponível para fornecer um alcance até 200 km. No momento de aterrar, o avião usa as suas pernas extensíveis que ajudam a amortecer as aterragens mais rápidas.
A empresa vê este sistema como uma alternativa ao táxi aéreo eVTOL e acredita que as pistas de STOL com cerca de 60 m de comprimento no topo de alguns edifícios poderiam permitir operações seguras de passageiros no estilo skyport, mas com um custo de energia muito menor do que os vertiports eVTOL.
Contudo, esta ideia reduz um pouco as opções, pois existem poucos prédios altos nos EUA com uma extensão plana de 60 metros no telhado.
Outra alternativa é usá-los para o transporte de carga de “meia milha” – uma maneira mais limpa, rápida, e potencialmente acessível para fazer as mercadorias circularem entre cidades.
O projeto da Metro Hop pode estar prestes a encontrar um caminho mais promissor para a certificação do que os seus concorrentes eVTOL.
O Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia já deu ao Metro Hop uma ajuda financeira, incluindo um espaço para escritórios no Centro Aeroespacial Alemão em Oberpfaffenhofen.