Aeroporto de Dalian

Aeroporto Dalian
São 20 km2 cobertos com quatro pistas e um terminal que devem receber 80 milhões de passageiros por ano. Será o maior aeroporto offshore do país, mas ainda está longe de existir.
Atualmente em construção ao largo da costa nordeste do país, o Aeroporto Internacional da Baía de Dalian Jinzhou acabará por cobrir uma ilha de 20 km2 com quatro pistas e um terminal de passageiros de 900 000 m2, de acordo com um comunicado do aeroporto a que a CNN teve acesso.
O objetivo é receber 80 milhões de passageiros por ano em 540 mil voos, e a primeira fase deverá ser inaugurada em 2035. Segundo o site da Centre for Aviation, o investimento ultrapassa 4 mil milhões de euros.
“O maior aeroporto offshore do país está a erguer-se lentamente do nível do mar, como o nascer do sol a leste”, lê-se numa publicação do Dalian Jinzhou Bay International na plataforma chinesa WeChat.
Esta construção vai ultrapassar o Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) e o Aeroporto de Kansai (KIX), no Japão, ambos construídos também em ilhas artificiais (os maiores até agora).
“Houve grandes desafios na construção”, disse em outubro Li Xiang, engenheiro-chefe da Dalian Airport Construction and Development, “uma vez que o projeto tem condições geológicas complexas, elevada dificuldade de perfuração e grande exigência de qualidade com um calendário de construção apertado”.
A cidade de Dalian é desde há muito um centro de transportes devido à sua proximidade com o Japão e com a Coreia do Sul. Tem “apenas” 7,5 milhões de habitantes (é só a 18.ª cidade mais populosa da China) e tem já um aeroporto, Dalian Zhoushuizi, que já foi ampliado várias vezes mas continua a ser insuficiente.
Os novos aeroportos são uma parte fundamental do crescimento da aviação na China. O país está a caminho de ultrapassar os Estados Unidos e tornar-se o maior mercado de viagens aéreas do mundo.
De acordo com a CNN, durante a inauguração do segundo aeroporto de Pequim, em outubro de 2019, as autoridades chinesas garantiram que o país precisaria de 450 aeroportos até 2035 para acompanhar a procura.