Os turistas que visitaram Portugal nos primeiros onze meses de 2014 deixaram no país 9,6 mil milhões de euros, ou seja 29 milhões de euros por dia, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado do Turismo.
“Os dados até Novembro confirmam que o ano de 2014 é o melhor ano de sempre no turismo em Portugal, nos vários indicadores, no número de hóspedes, de dormidas, de proveitos de hotelaria e de receitas no sector do turismo. Batemos todos os recordes”, declarou Adolfo Mesquita Nunes.
Os números até Novembro são do Banco de Portugal e indicam que as receitas com o turismo cresceram mais de 12% face ao mesmo período de 2013, quando chegaram aos 9,25 mil milhões de euros.
“Os turistas deixaram em Portugal mais de 9 mil milhões de euros, o que equivale a 29 milhões de euros por dia“, salientou o secretário de Estado, acrescentando que “o objectivo é continuar a ganhar quota de mercado face aos nossos principais concorrentes”.
Entre os concorrentes, salientou Adolfo Mesquita Nunes, está a Espanha, o terceiro maior destino turístico do Mundo. O Governo espanhol anunciou hoje que fechou o ano de 2014 com um recorde histórico de quase 65 milhões de visitantes, um acréscimo de 7,1%.
“Este ano crescemos três vezes mais do que Espanha em dormidas e em receitas e queremos continuar esta rota de ganho de quota de mercado. A Espanha é um concorrente geográfico de Portugal. É um país que beneficia das mesmas condições climatéricas e geográficas e, portanto, com o qual competimos em termos de captação de turistas”, admitiu o secretário de Estado.
Ainda assim, Adolfo Mesquita Nunes reconheceu a diferença de dimensões do mercado turístico português e espanhol, afirmando que “Portugal está no top-30, não no top-10″ dos destinos turísticos mundiais”.
No entanto, de acordo com os dados do Banco de Portugal cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o país, mais do que em Espanha (que está em 250,7 euros em média).
O Ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado do Turismo visitam na próxima semana a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), um dos maiores eventos da Europa neste sector, e no qual Portugal estará representado num stand.
/Lusa
Alexandre Cruz Alvaro Miguel Vitor Hugo
suturino