Confirmado: 2014 foi o melhor ano de sempre no turismo em Portugal

Os turistas que visitaram Portugal nos primeiros onze meses de 2014 deixaram no país 9,6 mil milhões de euros, ou seja 29 milhões de euros por dia, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado do Turismo.

“Os dados até Novembro confirmam que o ano de 2014 é o melhor ano de sempre no turismo em Portugal, nos vários indicadores, no número de hóspedes, de dormidas, de proveitos de hotelaria e de receitas no sector do turismo. Batemos todos os recordes”, declarou Adolfo Mesquita Nunes.

Os números até Novembro são do Banco de Portugal e indicam que as receitas com o turismo cresceram mais de 12% face ao mesmo período de 2013, quando chegaram aos 9,25 mil milhões de euros.

“Os turistas deixaram em Portugal mais de 9 mil milhões de euros, o que equivale a 29 milhões de euros por dia“, salientou o secretário de Estado, acrescentando que “o objectivo é continuar a ganhar quota de mercado face aos nossos principais concorrentes”.

Entre os concorrentes, salientou Adolfo Mesquita Nunes, está a Espanha, o terceiro maior destino turístico do Mundo. O Governo espanhol anunciou hoje que fechou o ano de 2014 com um recorde histórico de quase 65 milhões de visitantes, um acréscimo de 7,1%.

“Este ano crescemos três vezes mais do que Espanha em dormidas e em receitas e queremos continuar esta rota de ganho de quota de mercado. A Espanha é um concorrente geográfico de Portugal. É um país que beneficia das mesmas condições climatéricas e geográficas e, portanto, com o qual competimos em termos de captação de turistas”, admitiu o secretário de Estado.

Ainda assim, Adolfo Mesquita Nunes reconheceu a diferença de dimensões do mercado turístico português e espanhol, afirmando que “Portugal está no top-30, não no top-10″ dos destinos turísticos mundiais”.

No entanto, de acordo com os dados do Banco de Portugal cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o país, mais do que em Espanha (que está em 250,7 euros em média).

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado do Turismo visitam na próxima semana a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), um dos maiores eventos da Europa neste sector, e no qual Portugal estará representado num stand.

/Lusa

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here