E se a sua viagem a Lisboa fosse um filme?

Lisbon Movie Tour / Facebook

Fotograma de "Afirma Pereira" (1995), filme de Roberto Faenza baseado no livro de Antonio Tabucchi e filmado em Lisboa

Fotograma de “Afirma Pereira” (1995), filme de Roberto Faenza baseado no livro de Antonio Tabucchi e filmado em Lisboa

O filme “Afirma Pereira”, de Roberto Faenza e protagonizado por Marcello Mastroianni, dá o mote para o arranque do “Lisbon Movie Tour”, um projeto de visitas guiadas por Lisboa à boleia de filmes que foram rodados na capital.

O Lisbon Movie Tour, criado em dezembro passado e apresentado oficialmente esta segunda-feira, é uma ideia de Liliana Navarra, italiana a viver em Portugal, que decidiu criar guias destinados a turistas portugueses e estrangeiros para percorrer Lisboa e passar pelos locais que foram palco de rodagens de filmes.

“Existem mais de 16 mil filmes que tiveram ‘locations’ [locais de rodagem] em Lisboa, sobretudo nos anos 1940 e 1950, e quase todos são filmes americanos”, afirmou Liliana Navarra.

Estes percursos turísticos agora criados – replicando projetos semelhantes que já existem na Europa – começaram em dezembro com “Afirma Pereira“, a partir de um romance de Antonio Tabucchi e que foi rodado em Lisboa nos anos 1990.

A este, que é também uma homenagem a Marcello Mastroianni, juntou-se em janeiro um percurso com “Filme do desassossego“, de João Botelho, a partir do livro “O livro do desassossego”, de Fernando Pessoa.

Férias cinematográficas

Os percursos, que podem durar uma ou duas horas, são feitos para grupos pequenos, porque em cada ponto de paragem o guia apresenta cenas do filme feitas nesses locais onde foram rodados, recorrendo a um tablet.

Liliana Navarra dá como exemplo “Afirma Pereira”, que leva o visitante ao Convento dos Cardaes, junto ao Príncipe Real, à Casa do Alentejo, ao Chiado e ao Bairro Alto.

Segundo a responsável, este percurso demorou dois meses a ser estruturado, tendo em conta as especificidades toponímicas da cidade, o perfil dos visitantes, os detalhes relacionados com os filmes e os pormenores históricos de cada local a visitar.

No caso de “Filme do Desassossego”, o percurso inclui a Praça do Comércio, a Rua Augusta e o Rossio.

Para abril está previsto um percurso dedicado aos 40 anos da revolução de abril, a partir do filme “Capitães de abril“, de Maria de Medeiros.

Está ainda a ser planeado um percurso que relaciona o fado com o cinema.

Liliana Navarra pondera ampliar a área geográfica para lá de Lisboa, incluindo por exemplo Sintra, onde foram rodados filmes como “O estado das coisas“, de Wim Wenders, e “A nona porta“, de Roman Polanski.

O Lisbon Movie Tour deverá incluir no futuro visitas específicas para pessoas com mobilidade reduzida e para surdos, e estão previstos também workshops e palestras dedicadas a filmes turísticos.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here