Habitantes do “melhor país do mundo” querem mudar-se para Portugal

teachandlearn / Flickr

Hotel nas Bermudas

Cada vez mais bermudenhos (ou portugueses que vivem nas Bermudas) querem vir para Portugal, para “ter o mesmo estilo de vida que têm lá”.

Bermudas. Pode ser uma ilha que diga pouco à maioria dos portugueses, mas há ligação com Portugal.

Os portugueses chegaram às Bermudas em 1849 e representam hoje um quarto da população local (pelo menos na ascendência familiar).

Aliás, muitos turistas que passam pelas ilhas atlânticas, a leste dos Estados Unidos da América, cruzam-se com muitos “traços” da cultura portuguesa e querem depois vir a Portugal.

Agora, há cada vez mais bermudenhos – ou portugueses a viver nas Bermudas – a querer viver em Portugal. Desde que a COVID-19 apareceu, o número subiu significativamente.

“Há cada vez mais e mais interessados. Os bermudenhos procuram Portugal para ter o mesmo estilo de vida que têm nas Bermudas”, começou por contar a advogada Judith Teodoro, no jornal The Royal Gazette.

A advogada açoriana, que costuma lidar com casos de direito de família e direito imobiliário, esteve na ilha, na semana passada.

“No meu escritório comecei a receber muitos pedidos de consulta sobre os vistos gold e sobre outras opções para morar em Portugal: reforma, residência temporária, até famílias que continuam a ter interesses nas Bermudas mas querem outras oportunidades de vida”, continuou.

Judith, que não revelou números, explicou que quem tem ascendência portuguesa (e há muitos bermudenhos com essa ligação) terá maior facilidade em ter passaporte português.

Refira-se que Bermudas é um território com ligações políticas e históricas ao Reino Unido – mas o Brexit originou a procura por alternativas na Europa, para os seus habitantes.

Judith Teodoro destacou nesta entrevista alguns aspectos em Portugal: impostos baixos, altos padrões na educação, cultura “maravilhosa” e a hospitalidade.

Gala com incidente

Esta entrevista é publicada curiosamente no dia seguinte a Bermudas ter sido eleito o melhor país do mundo.

Na gala World Countries Awards – prémios para os países do mundo – Bermudas foram o melhor país e o povo bermudenho eleito como o mais agradável do planeta.

Aliás, Bermudas e o seu povo dominaram a gala, vencendo quase todos os 100 prémios entregues, numa gala que decorreu em…Hamilton, capital das Bermudas.

O portal Media Mass relata que um incidente marcou este evento: quando foi anunciado o vencedor de um dos prémios (o povo bermudenho, de novo), houve cenas feias de violência entre os próprios bermudenhos – todos queriam ir ao palco receber o prémio.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here