Porque os expatriados se mudam para Portugal? Luis Horta e Costa explica

Situado à sombra da Espanha, Portugal, o país mais ocidental da Europa continental, é uma mistura inebriante de vistas idílicas do campo e do oceano. Ruas de calçada demasiado estreitas para os automóveis permitem aos os seus cidadãos passear pelos edifícios centenários da UNESCO.

Portugal transborda beleza natural, cultura e história. E não é segredo que os seus atributos práticos – alta qualidade de vida, baixo custo de vida e segurança geral – atraem um número recorde de expatriados.

Pitorescas casas de estuque branco com telhados vermelhos pontilham os panoramas deslumbrantes das cidades portuguesas, onde os moradores desfrutam da paisagem sedutora enquanto saboreiam o porto local e o guisado de marisco. Os recém-chegados chegam aqui depois de saber que o país é classificado como o quarto melhor país do mundo para se viver, de acordo com o relatório Internations Expat Insider 2022.

De acordo com um artigo recente do L.A. Times, “Welcome to Portugal, the New Expat Haven” [Bem-vindo a Portugal, o Novo Refúgio de Expatriados], a população em Portugal diminuiu na última década, enquanto o número de estrangeiros cresceu 40 por cento. Em 2021, o número de cidadãos americanos aumentou 45%, tornando-os num dos grupos de ocidentais que mais se deslocaram para o país.

O relatório International Expat Insider 2022 revela a alta classificação de Portugal em várias categorias: qualidade de vida (4º), ambiente e clima (3º), opções de lazer (7º) e finanças pessoais (10º).

Construtor Luis Horta e Costa Promove as Praias de Portugal

Portugal pode gabar-se de muitas qualidades, sendo uma delas o brilho solar. Possui algumas das temperaturas mais amenas durante todo o ano na Europa, com mais de 300 dias de sol por ano. No ranking E.F. English Proficiency Index [Índice de Proficiência em Inglês] 2021, 90% dos expatriados entrevistados disseram que o clima de Portugal é agradável e 89% disseram que a qualidade do ar era boa.

Entre as principais atrações de Portugal estão as suas 600 milhas de praias. Residentes nativos portugueses, como o especialista imobiliário Luis Horta e Costa, aproveitam essas praias para atividades de lazer, como surf, passeios de barco e passeios a cavalo.

Costa, especialista imobiliário que cofundou a Square View, uma promotora imobiliária em Lisboa, constrói e remodela propriedades nas cidades e praias de Portugal. Ele trabalha com arquitetos neste negócio para criar projetos de habitação exclusivos.

“Estou sempre a tentar fazer algo diferente”, diz ele. “É uma necessidade que acompanha o meu caráter e as minhas crenças.”

Luís Horta e Costa prefere as praias do Alentejo, a região mais rural e menos povoada do país. Apenas 130 km a sul de Lisboa, o Alentejo é famoso pela sua beleza natural; A revista Time recentemente selecionou a região para a sua lista dos “Melhores Lugares do Mundo 2002”.

Ao falar da região alentejana, Luis Horta e Costa diz gostar da encantadora vila à beira-mar de Melides, uma cidade comparada aos Long Island Hamptons quando eram menos desenvolvidos e possuíam uma elegância na natureza. Essa é a combinação vencedora de Melides com o surf que se aproxima da paisagem rural.

“A minha família está a construir em Melides, o que acho lindo”, diz Costa. “Estamos à procura de um local para construir um centro de bem-estar e meditação no Alentejo.”

ritamoreno / Flickr

A Time selecionou o Alentejo para a sua lista dos “Melhores Lugares do Mundo 2002”.

Como Portugal se Destaca na Qualidade de Vida

As experiências em Portugal tendem a ser pacíficas e amigáveis, e os expatriados. Os recém-chegados entrevistados para o relatório Internations Expat Insider 2022 classificaram Portugal em 7º lugar pela sua facilidade de instalação. Em 2021, o Instituto de Economia e Paz (IEP) classificou Portugal como o 4º país mais pacífico do mundo. Segundo a Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, é também um dos países menos violentos da Europa.

Uma vez que os expatriados ganham residência, e conseguem aceder ao excelente sistema público de saúde português. A maioria dos procedimentos de saúde são gratuitos ou incluem um copagamento mínimo. Em comparação com as consultas médicas nos EUA, uma consulta de clínica geral custa 55 dólares em Portugal, em vez de 110. Os idosos e as crianças recebem cuidados médicos sem custos.

Uma maneira popular de aceder à recompensa de Portugal é entrar no regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento. Através deste programa de residência por investimento para cidadãos não pertencentes à União Europeia, os proprietários podem solicitar a nacionalidade após cinco anos, mantendo ao mesmo tempo outras nacionalidades.

Expatriados Reúnem-se em Portugal pelo seu Baixo Custo de Vida

Portugal está entre os países mais baratos da Europa para se viver. Comparado com o Reino Unido, o custo de vida de Portugal é cerca de 30 por cento mais barato; a renda é cerca de 33% mais baixa. O preço dos bens, incluindo comida, vinho, carros novos, propriedade e imposto predial – é significativamente mais baixo do que noutras partes da Europa.

Portugal é muito mais barato que os Estados Unidos também. Em média, residir em Portugal é 42 por cento mais barato do que viver nos EUA no que diz respeito às despesas diárias e aos preços da habitação. A renda é quase metade em Portugal em comparação com os EUA. Enquanto a renda média é de 2000 dólares para um apartamento de um quarto em Washington D.C., a renda de propriedades comparáveis ​​no centro de Lisboa é de cerca de 900 dólares. Melhora. Os preços das mercearias americanas são 98,95% mais altos do que os de Portugal, e as refeições do restaurante são tipicamente 43% mais baratas.

Muitos atributos fantásticos combinam-se para atrair estrangeiros para as aldeias adormecidas no topo das colinas e cidades vibrantes de Portugal. Não deve surpreender ninguém que este paraíso à beira-mar atraia os recém-chegados com o seu apelo multifacetado.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here