A ilha europeia conhecida pelo nudismo está a banir o nudismo

Nicholas Turland / Flickr

ilha grega de Gavdos

Após a proibição do nudismo na praia mais famosa de Gavdos, há agora receios de que a regra se alargue a toda a ilha.

A praia de Sarakiniko é a maior e mais popular praia da ilha grega de Gavdos. Mas um novo sinal de madeira cravado na areia dourada está a causar polémica: a nudez estava agora proibida.

Situada no meio do Mar da Líbia, 79 km a sul de Creta, Gavdos é o ponto mais a sul da Europa e, até recentemente, um dos únicos lugares na Grécia onde se podia nadar nu e tomar banhos de sol sem roupa.

De acordo com uma lei grega de 1983 que nunca foi revista, o nudismo na Grécia só é oficialmente permitido em resorts nudistas, e embora se possam encontrar praias de nudismo não oficiais noutros locais da Grécia, em nenhum outro lugar do país existe uma cultura de opção de vestuário mais forte do que aqui, onde as autoridades tradicionalmente faziam vista grossa.

“A liberdade que Gavdos oferece, não se encontra em mais nenhum lugar”, disse Vasilis Tzounaras, o ex-proprietário da Gavdos FM, a única estação de rádio da ilha, que se mudou para a ilha há cerca de 20 anos de Creta. “[Vou] provavelmente ficar aqui pelo resto da minha vida. Nunca pensei que veria algo assim na ilha”, referiu, referindo-se à recente proibição da nudez.

Em julho de 2023, o gabinete do presidente da câmara colocou os sinais em Sarakiniko, gerando controvérsia e protestos entre locais e turistas, a maioria dos quais vive em ou visita Gavdos por causa da sua histórica atitude de liberalidade.

No entanto, falando a um meio de comunicação local, a presidente da câmara de Gavdos, Lilian Stefanaki, disse que apenas os turistas se opunham à proibição. “Os residentes locais queriam isto há anos”, disse ela, “ter pelo menos uma praia onde uma família possa nadar sem a possibilidade de nudistas por perto.”

Embora as outras praias da ilha permaneçam abertas à natação nua, muitos temem que a recente proibição da nudez em Sarakiniko possa em breve estender-se a outros locais em Gavdos, e assim pôr em perigo o ADN da ilha.

Além de nadar nu, a ilha é também famosa por permitir acampamentos livres nas suas praias, o que também é proibido noutros lugares da Grécia. Este direito de andar livremente sem roupa é o que levou milhares de mochileiros e viajantes boémios a inundar a pequena ilha todos os verões desde a década de 1960.

“Ouvi dizer que há intenção de também proibir o campismo livre numa grande área da ilha em breve. Se isso acontecer, marcará o fim da ilha e do seu desenvolvimento económico”, disse Gelli Kallinikou, ex-presidente da câmara de Gavdos. “Quando eu era presidente da câmara, todos os anos tínhamos que oficialmente [decidir] que o nudismo e o campismo livre são permitidos em Gavdos… foi iniciado pelo conselho comunitário em 1992 para que [os banhistas nus] se sentissem seguros.”

No entanto, a história desta ilha de 30 km quadrados vai muito além da sua reputação contracultural. Acredita-se que Gavdos seja a mítica Ogygia, onde, segundo Homero, a ninfa Calipso manteve Ulisses durante sete anos antes de ele regressar à sua amada Ítaca. Na década de 1930, a sua localização remota tornou-a um destino ideal para o governo grego exilar alegados comunistas.

Mas com o surgimento da cultura hippie nas décadas de 1960-70, Gavdos ganhou popularidade como um destino de férias boémio. Localizada longe de qualquer governo central e com apenas 142 residentes permanentes em 1971, Gavdos rapidamente se tornou um refúgio de estilos de vida alternativos. As pessoas vinham acampar na praia, fazer fogueiras, cozinhar as suas próprias refeições e nadar nuas.

Na aldeia de Vatsiana vive Nikos Lougiakis que, juntamente com a sua família de quatro, são os cidadãos mais a sul da Europa.

“Vivi aqui toda a minha vida”, disse Lougiakis. “Sendo a primeira casa que todos veem a subir de Trypiti, e sem nenhum mini mercado na área, as pessoas que vinham da praia geralmente paravam aqui e pediam água, por isso decidi abrir este pequeno café-restaurante.”

Quando questionado sobre a recente decisão do presidente da câmara, Lougiakis disse que temia que isso pudesse mudar toda a vibração da ilha. “Muitas pessoas cancelaram a sua viagem este ano por causa disso”, disse ele. “Essas pessoas ajudaram-me a criar a minha família. Gastam dinheiro na ilha, e nunca vieram ao meu restaurante nus. Respeitaram-me.”

Segundo os locais, houve significativamente menos visitantes em Gavdos este verão do que nos anos anteriores. “A maioria das pessoas que normalmente acampariam em Sarakiniko mudaram-se para as outras praias”, disse-me Tzounaras.

Sarakiniko é onde a maioria das tabernas e mini mercados estão localizados em Gavdos e onde a maioria dos turistas e ilhéus tradicionalmente se reúnem. No entanto, este verão foi palco de protestos após a proibição, com pessoas a juntarem-se para apoiar uma iniciativa da Iniciativa de Visitantes de Gavdos que encorajou as pessoas a proteger a reputação da ilha publicando nas redes sociais com a hashtag #Save_Gavdos.

Ninguém sabe se a proibição da nudez se estenderá a todas as praias de Gavdos no próximo verão, ou se o acampamento livre ainda será permitido. Mas, como Kallinikou disse, “Em Gavdos, sempre coexistiram nus e vestidos… [aqui], sentes que podes voar, podes abrir as tuas asas e voar.”

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here