Sim, é verdade. Por apenas 50 euros poderá tornar-se dono de um castelo em França. É certo que não se trata de todo o castelo, mas de uma parte do Château de Vibrac, uma antiga propriedade da nobreza na região de Grand Cognac.
Pelo terceiro ano consecutivo, explica a estação televisiva CNN, a Dartagnans, start-up que trabalha na área da preservação do património, e a associação sem fins lucrativos Adopte un château, estão a organizar uma compra coletiva com o objetivo de restaurar antigas propriedades francesas.
Desta vez, trata-se do Château de Vibrac, para o qual são precisos 1.240.000 euros. Até agora, já foram angariados quase 600 mil euros — com mais de seis mil contribuições, oriundas de 91 países diferentes.
De acordo com o canal norte-americano, as pessoas que contribuírem com 50 euros terão direito a aceder ao castelo até ao fim da sua vida e ter um lote do jardim com o seu nome. No entanto, não existe um limite para o valor da contribuição. Quanto mais alta for, mais regalias terá também o contribuidor.
O objetivo é devolver ao castelo a sua antiga glória, para que depois possa albergar eventos e encontros entre a comunidade. Também há planos para cultivar produtos orgânicos nos seus terrenos e, eventualmente, construir cabanas ecológicas para os hóspedes.
Para tornar-se um dos donos do Château de Vibrac basta aceder ao site do projeto e fazer a sua contribuição.