Em Melbourne, vai nascer um arranha-céus retorcido. Será o mais alto da Austrália

Com a sua altura impressionante e o seu ambicioso design retorcido e coberto de vegetação, o arranha-céus Southbank by Beulah recebeu “luz verde” e deverá começar a ser construído em Melbourne no próximo ano.

O Southbank by Beulah – também conhecido como Green Spine – foi projetado pela UNStudio e pela empresa local Cox Architecture, com sede na Holanda, e foi originalmente apresentado como parte de um concurso de arquitetura em 2018 antes de ser declarado vencedor.

O empreendimento estará localizado num local à beira-mar atualmente ocupado por uma concessionária BMW e centrado em torno de dois arranha-céus: um atingirá uma altura de 365 metros, tornando-se a torre mais alta da Austrália, e o outro terá 252,2 metros. Embora de o mais alto superar o Shard de Londres (309,7 metros), é mais baixo que o Empire State Building de 381 metros de Nova Iorque.

Assim, de acordo com o New Atlas, será um arranha-céus super-alto, mas apenas seria classificado em cerca de 50.º lugar no ranking oficial da CTBUH.

O espaço total do projeto de 270 mil metros quadrados será dividido entre apartamentos com varandas cobertas por vegetação, espaço para escritórios, espaços verdes públicos, jardins na cobertura, lojas e muito mais.

As próprias torres serão definidas por um design torcido e incorporarão uma “espinha” de vegetação que sobe pelas fachadas.

“A coluna torce-se numa série de espaços ao ar livre e dispositivos verdes ao longo das fachadas das duas torres, em homenagem ao título de Melbourne de The Garden City, simbolizando uma ponte simbólica entre o icónico Royal Botanic Gardens e o Arts Precinct de Melbourne”, disse o UNStudio, em comunicado.

Os parques de bolso serão um foco em todo o edifício, conectando bairros dentro da torre residencial, proporcionando aos moradores um senso de comunidade e um lugar para relaxar, antes de culminar numa jornada paisagística para o jardim do céu na cobertura, acessível ao público”.

O projeto Southbank by Beulah tem um orçamento de 1,2 mil milhões de euros e deverá ser concluído em 2026.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here