Na Roménia, há uma vila “escondida” debaixo de um lago tóxico

No oeste da Roménia, há um lago profundo de água alaranjada, de onde emerge a torre de uma igreja do século XIX. As profundezas do lago escondem a vila de Geamana, um assentamento que sofreu as consequências da mineração.

Em 1977, o Governo da Roménia concentrou a sua atenção no depósito de cobre de Rosia Poieni e foi decidido construir uma mina, mas era necessário criar um depósito onde despejar os resíduos tóxicos da extração. O vale em que Geamana se localizava, com cerca de 400 casas, parecia um local apropriado.

A promessa era de riqueza e prosperidade para a região, mas o que veio em troca foi apenas uma indenização equivalente a pouco mais de 1.500 euros para cada uma das famílias, poluição e morte.

No início dos anos 80, mais de 300 famílias da vila foram transferidas para outros locais. Rapidamente, a água cobriu os telhados das casas. Alguns moradores resolveram arriscar as suas vidas e mudaram-se para as bordas da área de inundação, onde continuam a viver até hoje sem nenhum tipo de infraestrutura pública por perto, como escolas ou hospitais.

Estima-se que 20 aldeões ainda moram na região, uma vez que conseguiram mudar-se para lugares cada vez mais altos à medida que o lago subia.

Os moradores observaram que a água literalmente matava as plantas.

“O primeiro sinal mau foi quando as cerejas começaram a secar. Elas teriam sentido o veneno que estava apenas no subsolo desde o início. Então, as correntes que fluíam aqui ficaram vermelhas uma a uma, como se alguém lhe estivesse a derramar sangue“, contou Nicolae Prata, uma das vizinhas de Geamana, citada pela revista Historia. Como Geamana, outras aldeias ficaram cobertas pelas águas.

Desde então, o lago atraiu não só fotógrafos, mas também ambientalistas que tentam calcular as perdas e riscos associados à lagoa tóxica.

Segundo uma estimativa do Ministério do Meio Ambiente da Roménia, são necessários cerca de 15 milhões de euros em investimentos para reparar danos ecológicos na área.

Enquanto isso, o lago é contido por apenas uma represa. Portanto, quando ocorre uma chuva forte, o risco para a área vizinha aumenta.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here