A NASA acaba de dar luz verde à montagem final e integração dos sistemas do seu primeiro avião supersónico silencioso tripulado (X59). O avião já passou os testes de desenvolvimento e está agora na sua fase final.
Em nota publicada na sua página, a NASA explica que a autorização foi agora conseguida depois de uma revisão administrativa conhecida como Key Decision Point-D (KDP-D).
Este era o último obstáculo programático que a aeronave X-59 QueSST (Transporte Silencioso Supersónico) tinha de ultrapassar antes de as autoridades competentes se reunirem no final de 2020 para aprovar o primeiro voo do avião, programado para 2021.
“Com a conclusão do KDP-D, mostramos que o projeto está programado, bem planeado e no caminho certo (…) Temos tudo para continuar esta missão histórica de investigação para o público de viagens aéreas do país”, disse Bob Pearce, administrador da NASA.
O X-59 testará as suas tecnologias supersónicas silenciosas sobrevoando algumas comunidades nos Estados Unidos, precisa a agência espanhola Europa Press.
A aeronave da NASA foi projetada para que as pessoas em Terra oiçam nada mais do que um “ruído surdo e silencioso” durante o voo supersónico.
Segundo o Sapo Tek, o avião deverá produzir um “boom” sónico de apenas 75 decibéis, o equivalente ao barulho da porta de um carro a fechar. O aparelho, que será autorizado a voar a baixa altitude, poderá dar início a uma nova era para a aviação comercial.
A construção do aparelho, orçamentada em mais de 247,5 milhões de dólares, está a decorrer na fábrica da Skunk Works da Lockheed Martin Aeronautics Company, em Palmdale, no estado norte-americano da Califórnia.
A montagem final e a integração dos sistemas está prevista para o final de 2020.