A campanha promocional do turismo das Filipinas, recentemente lançada com o apoio do governo do país, usa imagens de destinos estrangeiros — incluindo cenas sem qualquer ligação com a cultura ou geografia do país.
O novo vídeo promocional da campanha “Love The Philippines”, promovida pea agência de turismo das Filipinas e patrocinado pelo governo do país, inclui imagens paradisíacas de outros países, incluindo a Indonésia, Brasil, Emirados Árabes Unidos e até a Suíça.
A DDB Filipinas, agência publicitária responsável pela campanha, admitiu ter usado imagens de países estrangeiros, recolhidas em bancos de imagem, depois de o Governo Filipino ter lançado uma investigação ao caso.
Em comunicado divulgado este domingo, a agência publicitária pediu desculpa pelo sucedido e reconheceu a inadequação das suas açõe, descrevendo o incidente como “um descuido infeliz“.
O caso ganhou notoriedade nas redes sociais depois de a popular blogger filipina Sass Rogando Sasot ter publicado no seu perfil no Facebook várias imagens da campanha, que custou cerca de 900.000 dólares, provinham de outros países.
A campanha promocional contém, entre outras, imagens de plantações de arroz na ilha indonésia de Bali, recolhidas no Pond5 e paisagens de dunas de areia de Cumbuco, no Nordeste do Brasil, recolhidas no Videvo.
O vídeo mostra ainda um pescador a usar um chapéu pouco característico das Filipinas e alguém a conduzir um buggy nas dunas dos Emirados Árabes Unidos.
Lançado a 27 de junho pelo Departamento de Turismo das Filipinas para combater o drástico declínio de visitantes estrangeiros após a pandemia de COVID-19, o vídeo da campanha entretanto então retirado de todas as contas oficiais do governo Filipino.
O organismo salientou ter “solicitado repetidamente à DDB que confirmasse a originalidade e propriedade de todos os materiais” usados no projeto, tendo empresa assegurado que “tudo estava em ordem“.
As investigações sobre as alegações de imagens não originais no vídeo promocional estão em andamento.