Terça-feira, Abril 29, 2025
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Críticas travam concurso para dormir na Grande Muralha da China

Michael McDonough / Flickr

A Grande Muralha da China na zona de Mutianyu

A Airbnb lançou um concurso que permitia aos vencedores passarem uma noite na Grande Muralha da China, mas a iniciativa foi anulada devido às críticas que inundaram as redes sociais.

A plataforma eletrónica de arrendamento de casas Airbnb anulou um concurso que oferecia uma noite uma atalaia da Grande Muralha da China, o símbolo mais expressivo do país asiático.

As críticas dos internautas chineses invadiram em peso as redes sociais, travando assim a iniciativa. A imprensa local noticia que a empresa em causa informou que não irá avançar com o plano inicial de oferecer a oito pessoas uma noite numa das maiores maravilhas da arquitetura antiga.

O concurso Noite na Grande Muralha foi autorizado pelas autoridades chinesas, mas não deixou de suscitar bastantes críticas entre a opinião pública.

“A Grande Muralha é património histórico sob proteção, como é possível que permitam a conversão para alojamento?”, questionou um internauta na rede social Weibo. “Agora, até relíquias antigas podem ser alugadas para ganhar dinheiro“, criticou outro, referindo-se à muralha que é considerada património da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O alojamento envolvia a conversão de uma atalaia da Grande Muralha, monumento com 2600 anos, em dupla habitação, com cama, decoração e iluminação por velas, mas sem eletricidade, ligação à Internet, ar condicionado ou televisão.

Por lei, não é proibido pernoitar na Grande Muralha da China, mas o Airbnb assegura que esta seria a primeira vez que algo do género se concretizaria. Além disso, as leis que visam a proteção e conservação do monumento, que se estende ao longo de 21 mil quilómetros, proíbem a construção de instalações que não sejam para a sua conservação.

ZAP // Lusa



Viagens de avião low-cost: 11 dicas para obter os melhores preços

À procura de viagens de avião low-cost? Quer saber como conseguir uma viagem de avião barata? Como pode obter o melhor preço? Pois bem, neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas sobre como reduzir os custos da sua viagem de avião.

#1 Pesquise e compare preços

Seja o seu próprio agente de viagens. Não reserve o primeiro voo que lhe aparecer.

Compare preços de diferentes companhias aéreas, procure possíveis promoções em vigor e pergunte por descontos.

Algumas companhias aéreas praticam descontos a estudantes e seniores mas nem sempre os mencionam.

Mesmo que esteja interessado em apenas bilhete de ida, veja o preço do bilhete de ida e volta pois, por vezes, é mais barato.

Por exemplo, no website LowCostRoutes.com pode encontrar uma lista de todas as companhias aéreas de modo a facilmente poder comparar os preços e horários e escolher o voo que melhor se adequa ao seu interesse.

#2 Compre os bilhetes com antecedência

Na maioria das vezes quanto mais cedo se comprar o bilhete melhor preço se conseguirá.

O preço dos bilhetes normalmente sobe aos 21, 14, 7 e 3 dias antes da viagem, por isso ao planear a viagem o ideal é tentar reservar antes destes deadlines.

Numa viagem internacional, no entanto, o ideal é comprar com 3-6 meses de antecedência.

Mas nem sempre se consegue o melhor preço ao comprar com antecedência.

Se tiver flexibilidade na data da viagem pode beneficiar bastante ao esperar por promoções de última hora.

Muitas companhias aéreas fazem preços reduzidos para conseguirem encher os seus voos.

#3 Seja flexível

Por vezes, se alterarmos a data de partida por uns dias apenas, ou se seguirmos determinados critérios, podemos conseguir melhores preços.

Os dias mais baratos costumam ser as terças, quartas e sábados e os mais caros, as sextas e domingos.

Se evitarmos alturas de férias escolares onde as companhias aéreas esperam ter mais passageiros e por isso aumentam os preços, conseguiremos também melhores preços.

É mais barato viajar em voos logo de manhã cedo, à hora do almoço ou do jantar assim como viajar de noite.

A utilização de aeroportos secundários, mais pequenos e mais afastados do centro da cidade, que apresentam taxas inferiores, permitirá obter bilhetes a preços mais baixos.

Tenha, no entanto, atenção ao preço dos transportes que terá de apanhar para o aeroporto ou para o centro da cidade, para ver se realmente compensa recorrer a estes aeroportos.

Voos com escalas são normalmente mais baratos do que voos diretos. No entanto, tenha em consideração que terá de recolher a sua bagagem no aeroporto de escala e de fazer novo check-in.

Se o primeiro voo se atrasar, muitas companhias low-cost não se responsabilizam pela perda do voo de ligação.

Assegure-se de que terá tempo suficiente entre voos.

#4 Compre com cartão de débito e verifique sempre o preço final do bilhete

Todas as companhias aéreas low-cost cobram uma taxa pelo uso do cartão de crédito. Sempre que possível, faça o pagamento com cartão de débito.

Confirme sempre se o preço que lhe é apresentado é o preço final. Muitas companhias aéreas mostram o preço sem as taxas de combustível e de aeroporto.

#5 Verifique as condições de cancelamento

Nos bilhetes com a menor taxa de voo não se pode modificar os detalhes do voo sem se efetuar um pagamento extra.

Se está com dúvidas sobre a data de partida e se pensa que poderá ter de efetuar alguma alteração ou mesmo cancelar o voo, poderá beneficiar de um bilhete um pouco mais caro mas com uma política de cancelamento mais flexível.

#6 Faça o check-in online

Quando o check-in é efetuado online, para além de evitar filas, normalmente as companhias low-cost não cobram nada pelo check-in, e poderá na mesma deixar a sua bagagem de porão num balcão específico no aeroporto.

#7 Verifique a bagagem de porão

Calcule bem o peso da sua mala para não ter de pagar mais pelo peso extra.

Dependendo da companhia, poderá levar entre 15-25 na mala do porão. Para o evitar tente pesar a mala em casa e poderá sempre optar por levar vestido o seu casaco e os seus sapatos mais pesados.

Se, por outro lado, não precisa de mala de porão, poderá levar gratuitamente e por um peso máximo de cerca de 10 quilos, uma mala de mão consigo.

Verifique o website da companhia aérea onde vai viajar para obter a informação detalhada sobre este assunto.

#8 Comer e beber no avião?

Os voos low-cost não incluem comida nem bebida e o que é vendido a bordo é sempre muito caro. Embora não possa levar consigo bebidas de casa, pode sempre levar uma sandes para “entreter” o estômago e assim poupar alguns euros.

#9 Peça um reembolso se as taxas de aeroporto descerem

Se as taxas descerem após comprar o seu bilhete, peça o reembolso da diferença. Nem em todas as companhias o conseguirá mas não perde nada em tentar.

Algumas companhias aéreas têm este reembolso nos termos e condições mas não o publicitam, por isso não deixe de tentar.

No website Yapta.com poderá registar-se de modo a que caso as taxas desçam, receberá uma notificação para pedir o reembolso.

#10 Compre um passe aéreo

Se pretende viajar muitas vezes para o mesmo país, opte por um passe aéreo.

No sentido de promover o turismo, algumas companhias aéreas oferecem passes a a preços reduzidos para turistas.

#11 Assine as Newsletters

Se viaja frequentemente por uma determinada companhia aérea, subscreva a sua newsletter.

É uma maneira cómoda e eficiente de estar a par de todas as promoções praticadas.

Deixe-nos a sua dica…

E você? Que dicas conhece para fazer viagens de avião low-cost? Queremos conhecê-las. Deixe-as com um comentário.

Carolina Almeida, GdV //



Lago de Annecy, um dos mais belos lagos de França

alain-rueff / Flickr

O Lago de Annecy, em França

O Lago de Annecy (lac d’Annecy em francês) é famoso por ser um dos lagos mais limpos do mundo. Está localizado em Haute-Savoie, região de Ródano-Alpes, França. Também é considerado como um dos mais belos lagos do mundo.

As aguas cristalinas do Lago de Annecy foram formadas pelo derretimento de uma formação de gelo alpino, há cerca de 18.000 anos atrás. É também o segundo maior em França, logo atrás do Lago Bourget.

A beleza do Lago Annecy atrai multidões de turistas, ciclistas, praticantes de windsurf e mergulhadores de todo o mundo.

No primeiro sábado de agosto tem lugar o Festival do Lago, um fogo-de-artifício que dura hora e meia e que é acompanhado por temas musicais. O Festival do Lago atrai a atenção de 200.000 visitantes por ano.

Para saber mais sobre o lago e sua história, pode visitar o Museu do Castelo de Annecy, onde há uma exposição permanente sobre a sua flora e fauna, bem como costumes e utensílios dos seus povos. A exposição abrange também outros lagos alpinos.

carregue no play para ver fotos

Lago de Annecy é também um lugar ideal para passeios de bicicleta ou de skate. Há uma ciclovia com mais de 46 km, na fronteira com o lago.

Preservado do movimento de carros, é uma das estradas para bicicleta mais movimentadas da França. O espaço circundante do Lago de Annecy foi mesmo o palco do circuito de uma etapa do Tour de France em 2009.

A Ilha de Páscoa vai limitar permanência de turistas e residentes

MastaBaba / Flickr

Estátuas Moai, na ilha de Páscoa, no Chile

A mítica Ilha de Páscoa, no Chile, vai impor um limite à permanência de turistas e residentes devido ao crescente número de estrangeiros que pretendem passar a moradores permanentes.

A restrição, aprovada no Congresso em março, vai entrar em vigor na próxima quarta-feira em todo o território insular chileno localizado a 3.500 km de distância do continente, reduzindo de 90 para 30 dias o prazo máximo de permanência dos turistas, mas também para chilenos que não sejam Rapa Nui — termo pelo qual são conhecidos os polinésios indígenas locais que vivem na Ilha de Páscoa.

A norma aprova impõe também uma série de requisitos para quem quiser morar neste território — cujos primeiros habitantes eram na sua maioria Rapa Nui — que atrai mais de 100.000 turistas por ano, principalmente devido às suas enigmáticas estátuas de pedra, apelidadas de “Moais“.

O último censo, de 2017, determinou que a população da Ilha de Páscoa é de 7.750 pessoas, sensivelmente o dobro da que tinha há algumas décadas, muito por culpa do crescente auge do turismo e desenvolvimento imobiliário.

“Os estrangeiros estão a tomar conta da ilha”, disse à AFP o presidente da câmara da Ilha de Páscoa, Pedro Pablo Edmunds Paoa, acrescentando que os cerca de 3.000 estrangeiros a viver na ilha são gente a mais.

“Estão a prejudicar a idiossincrasia local, a cultura milenar está a mudar e isso não é positivo”, afirmou, apontando que os números de delinquência e violência aumentaram.

A pressão turística levou ao limite todos os serviços básicos da ilha, especialmente a administração do lixo, diz Ana María Gutiérrez, assessora ambiental do município.

A nova lei estabelece vários requisitos para residir de forma permanente na ilha, entre eles ser pai, mãe, cônjuge ou filho de uma pessoa que pertence ao povo Rapa Nui. Fora desta ascendência, poderão viver na ilha funcionários públicos, trabalhadores de organizações que prestem serviços ao Estado e pessoas que desenvolvam alguma atividade económica independente no território junto às suas famílias.

Paralelamente, quem entrar na ilha deve apresentar a reserva do hotel onde pretende ficar hospedado ou, então, precisa de uma carta (convite) de algum residente para o fazer.

A norma prevê estabelecer, ainda, uma capacidade máxima demográfica, que deverá ser estabelecida por um ministério que será criado especialmente para estes fins.

“Não estou de acordo com estas normas. Não são suficientes porque não abrangem todas as aspirações da ilha”, diz o autarca, acabando por admitir que, a sua vontade, assim como a de “muitos Rapa Nui”, era de “barrar totalmente” a chegada de novos residentes.

Um reportagem deste ano, realizada pelo New York Times revelava que a misteriosa Ilha de Páscoa estava lentamente a desaparecer. O aumento dos níveis do mar está a causar a erosão das costas da ilha e, consequentemente têm vindo a deteriorar as plataformas onde se encontram as famosas estátuas e os vestígios antigos da civilização Rapa Nui.

ZAP //



5 apps que nenhum viajante pode deixar de levar no telemóvel

Mais que uma paixão, viajar sempre foi uma necessidade humana. Sair do conforto de casa e desbravar o mundo, conhecer culturas, povos e aprender novas línguas atrai tantas pessoas quanto há séculos atrás, quando os riscos eram muito maiores e os meios de transporte, escassos.

Nesse quesito, a tecnologia tem-nos auxiliado das mais variadas formas, seja para nos ajudar a viajar mais rapidamente ou a conhecer o mundo e os seus mistérios pelo ecrã de um computador, sem precisar sair de casa.

Ainda mais recentes e bastante úteis para qualquer viajante são as apps de telemóvel, que desde o surgimento dos smartphones oferecem mais facilidade e comodidade a todos que precisam de uma ajudinha na hora de planear uma viagem – e mais do que isso, a poupar em vários serviços essenciais. Opções, é claro, não faltam no mercado, mas nem todas são fiáveis o que torna difícil encontrar aquelas que nunca o vão deixar ficar mal.

Para todos os que já estão a pensar em fazer as malas e escolher o próximo destino de viagem, aqui ficam cinco aplicativos essenciais – que precisa de ter no seu telemóvel antes mesmo de colocar os pés no avião.

#1 – SAS SURVIVAL GUIDE

O SAS Survival Guide foi criado por um ex-soldado e instrutor do SAS, o Serviço Aéreo Especial, força especial do Exército da Grã-Bretanha, conhecida pela sua alta capacidade em condições extremas. É simplesmente obrigatório para todos os que que estão a pensar aventurar-se em algum lugar remoto e precisa de aprender a fazer fogo, a comunicar por código Morse e outras de dicas de sobrevivência.
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#2 – AROUNDME

Um dos maiores problemas que todos os viajantes enfrentam é encontrar os principais lugares e serviços numa cidade completamente desconhecida. Daí a necessidade da app AroundMe, que identifica e lista a localização de bancos, bares, postos de gasolina, hospitais, hotéis, cinemas, restaurantes, supermercados, teatros e pontos de táxi à sua volta – seja lá qual for o sítio onde estiver no mundo.
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#3 – FIELDTRIP

Encontrar lugares e eventos onde nos possamos divertir também é um desafio já bastante conhecido por quem tem o hábito de viajar, mas a app Fieldtrip foi desenvolvida especialmente para evitar o tédio durante a sua viagem.
O que o Fieldtrip faz é apontar os locais e eventos notáveis mais próximos do utilizador, seja em pontos históricos, bares, bons restaurantes ou pontos menos turísticos da cidade. Ideal para quem prefere sair da rotina e conhecer a cultura local e tudo que tem a oferecer.
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#4 – WIFI FINDER 

Num mundo completamente dominado pelos smartphones, encontrar redes de wifi pode ser um obstáculo bastante complicado de contornar. Com efeito, como é que se pode  aproveitar para tirar fotos para o Instagram se os dados do telemóvel consomem toda a bateria, certo? A app Wifi Finder promete mudar isso ao ajudar-nos a rastrear redes wi-fi, abertas ou pagas, à nossa volta, num total de 140 países pelo mundo. Assim, podemos curtir a nossa viagem sem precisarmos de nos preocupar com este detalhe.
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#5 – SAYHI

Se o idioma local é o seu pior inimigo na hora de viajar, a app SayHi é uma ajuda preciosa para todos os que se atrapalham na hora de pedir orientações e conversar numa língua não nativa. É um tradutor instantâneo que compreende mais de 100 idiomas e funciona com comando de voz – basta falar com a app, e ela traduz. Entre os principais idiomas disponíveis estão o inglês, o mandarim, o francês e o espanhol.
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82 anos depois, resort de férias de Hitler vai finalmente abrir portas a turistas

Um gigantesco resort de férias idealizado por Adolf Hitler vai, finalmente, abrir portas a turistas, depois de anos de abandono e de reconstrução. Mas não sem alguma polémica.

Com 4,5 quilómetros de comprimento, este complexo de vários blocos de seis andares, situados ao longo da praia à beira do Mar Báltico, na ilha alemã de Rugel, é o sexto edifício mais comprimido do mundo.

O projecto nasceu no final da década de 1930, idealizado por Hitler no âmbito do programa “Força Através da Alegria” que visava manter os soldados alemães preparados para a guerra e os trabalhadores revitalizados para produzirem mais nos seus empregos.

Com capacidade para receber 20 mil pessoas em 8 mil quartos, o objectivo do projecto inicial era acolher alemães a preços acessíveis para alimentar o ideal Nazi. Mas o complexo nunca acolheu qualquer hóspede.

As primeiras obras decorreram entre 1936 e 1939, mas foram travadas pelo estalar da Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, o local ainda serviu de refúgio para quem fugiu dos bombardeamentos em cidades alemãs.

Mas, finalmente, 82 anos depois das primeiras obras, o complexo turístico vai abrir portas, depois de ter sido transformado no luxuoso resort Prora.

Nesta semana, as autoridades locais atribuíram ao local o estatuto de resort, dando, assim, a oportunidade de cobrança de taxas de impostos de férias de 2,85 euros por dia, reporta o jornal The Times.

Depois de umas oito décadas desde o início da construção, em 2013, a empresa alemã Metropole Marketing comprou a propriedade, transformando as estruturas de betão em centenas de apartamentos luxuosos disponíveis para arrendamento e para compra, e construindo também um hotel, albergues para jovens e um spa, bem como lojas caras e restaurantes modernos.

Mas a abertura do espaço não passa sem polémica, com algumas preocupações quanto à possibilidade de o resort poder servir como “boa publicidade” para o movimento nazi, apurou o jornal Daily Star. E teme-se que o campo de férias sonhado por Hitler possa contribuir para o crescimento da extrema-direita na Alemanha.

Lisboa vai acabar com taxa turística das chegadas por aeroporto e cruzeiros

A Câmara de Lisboa vai extinguir a taxa turística relativa às chegadas por via aérea e marítima, que nunca chegou a ser cobrada.

A Câmara de Lisboa vai retirar do regulamento de taxas a referência à taxa turística relativa às chegadas por via aérea e marítima, que nunca chegou a ser cobrada diretamente aos passageiros, disse à Lusa fonte oficial.

“Quando se fizer a revisão do regulamento das taxas municipais, um pouco antes do orçamento, esta taxa, relativa às chegadas através do Aeroporto Humberto Delgado e do terminal de cruzeiros, vai ser retirada”, adiantou a fonte.

Esta taxa “na verdade nunca foi cobrada“, acrescentou, apontando que, “no primeiro ano, a ANA – Aeroportos de Portugal fez uma contribuição para a Câmara, mas aplicada diretamente aos passageiros a taxa nunca foi”.

A revisão do Regulamento Geral de Taxas, Preços e Outras Receitas do município de Lisboa deverá acontecer “em setembro ou outubro“.

A Taxa Municipal Turística, aprovada em 2014, começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros. Isentos deste pagamento estão as crianças até 13 anos, assim como quem pernoita na cidade para obter tratamento médico e os seus acompanhantes.

Aquando da criação da taxa turística, previa-se também a cobrança um euro nas chegadas por via aérea e marítima a Lisboa. No entanto, a metodologia foi entretanto alterada e, em 2015, a responsabilidade do pagamento foi assumida pela ANA – Aeroportos de Portugal, na sequência de um acordo realizado entre a gestora de aeroportos e o município.

Ao todo, a ANA suportou 3,8 milhões de euros nesse ano, mas mostrou-se indisponível para o continuar a fazer.

Em abril deste ano, aquando da conferência de imprensa de apresentação do Relatório e Contas de 2017, o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva, foi questionado sobre a medida que não chegou a entrar em funcionamento.

“Estamos a reequacionar essa questão, quando tivermos uma solução iremos voltar a ela”, disse, explicando que existe uma “dificuldade operacional para montar o sistema”. “Ainda não temos solução, mas não abandonámos a ideia”, frisou João Paulo Saraiva, elencando que, na altura, estariam “a ser ponderadas algumas soluções” que poderiam ser postas em prática.

Esta quinta-feira, a Comissão Europeia enviou um parecer fundamentado a Portugal, reclamando que a taxa do aeroporto de Lisboa passe a ser conforme com as regras da União Europeia e também aplicável a passageiros residentes.

Bruxelas deu um prazo de dois meses para que a taxa do aeroporto seja aplicável também a residentes em Portugal, considerando que a cobrança apenas a não residentes constitui uma discriminação em razão da nacionalidade, o que viola as leis da UE.

// Lusa



Aeroporto de Lisboa bate recorde de passageiros e queixas

O aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem registado um aumento no número de passageiros, que quase duplicou nos últimos dez anos. No entanto, o aeroporto vê também o volume de queixas a subir.

Segundo o Público, que cita dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), só no ano passado, as reclamações de passageiros sobre o funcionamento do aeroporto de Lisboa chegaram a 611, o que representa uma subida de 14% face ao ano anterior.

Ainda assim, o ritmo de subida das queixas ficou um pouco abaixo do aumento de passageiros, que cresceram 18% no mesmo período, atingindo a barreira dos 26 milhões.

A ANA, empresa que gere a infraestrutura aeroportuária, encontra-se sob forte pressão. As reclamações incidem sobretudo nas condições de check-in – um problema que já se fazia sentir no ano passado, com o volume de queixas a agravar-se em 43%, de acordo com os mesmos dados.

O aeroporto Humberto Delgado é a terceira entidade ligada ao transporte aéreo que soma mais queixas, depois da TAP, que lidera o ranking com 4104 reclamações só no 2.º semestre do ano passado, o que representa uma subida de 70%, e da SATA Açores.

Segundo os dados da ANAC, a terceira posição passou a ser ocupada pelo aeroporto de Lisboa no segundo semestre de 2016, em substituição da Ryanair.

A tendência do aumento de queixas também se sente no Porto, onde o universo de queixas também tem subido: cresceu 46% em 2017, para 290 reclamações. No entanto, continua a ser Lisboa, pela sua importância, a concentrar a maioria das reclamações – 53% do total de 1146 queixas sobre infra-estruturas registadas pela ANAC.

O aeroporto de Lisboa encontra-se sob fortes pressões. Paulo Geisler, presidente da RENA, associação que representa as companhias aéreas que operam em Portugal, disse, em declarações ao Público, que “a situação de esgotamento da infra-estrutura do aeroporto de Lisboa é mais do que evidente”.

ZAP //



Turismo em países onde as apostas são legais: um Guia Prático

Se faz parte do número cada vez maior de pessoas que gosta de combinar o seu destino de férias com a oportunidade de se divertir com apostas desportivas, confira abaixo alguns dos melhores destinos em que pode alternar uma visita ao casino com as visitas aos sites de apostas.

Fazer planos e traçar rotas e passeios e para o próximo destino é uma das sensações mais adoradas pela maioria dos viajantes. E o momento trona-se ainda mais especial quando é possível unir duas paixões: o hobbie do turista e as atrações que focam o tema, com locais especializados e que aumentam a expectativa para a viagem.

Turismo de apostas pelo mundo

Para os adeptos dos sites de apostas, as opções são diversas nos países onde a lei dos jogos é regulamentada. Há muita vida para além de Las Vegas, o paraíso americano dos jogos, e não faltam um pouco por todo o mundo outros destinos atrativos para quem quer alternar os acessos aos sites de apostas com os jogos presenciais.

Brasil: Gosto pelas apostas desportivas cresce cada vez mais

Considerado o país do futebol, o Brasil é também um dos países que mais apostam em jogos de casino e desportos online, mesmo que boa parte deles seja proibido no país. A paixão dos brasileiros pelos jogos de apostas é evidente.

Mesmo proibido desde 1946, o brasileiro jamais deixou de jogar. De acordo com o Instituto Brasileiro Jogo Legal, as apostas no Brasil movimentam aproximadamente 10 mil milhões de euros, distribuídos nas modalidades abaixo:

  • Loterias da Caixa
  • Jogo do Bicho
  • Apostas online

Segundo um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), encomendado pela Caixa Económica Federal em 2016, só naquele ano o mercado de apostas esportivas movimentou 2 bilhões de reais. Número que deve aumentar consideravelmente agora com a Copa do Mundo na Rússia. A estimativa é que, caso as apostas fossem legalizadas no Brasil, a movimentação econômica desse mercado atingiria o patamar próximo a R$ 10 bilhões.

Segundo o Ministério do Turismo brasileiro, cerca de 24,3% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos meses, e a intenção de turismo cresceu 8% no País.

Inglaterra: a maior casa de apostas do mundo é britânica.

A terra de Sua Majestade é conhecida também como o local das casas de apostas por excelência, já que a Grã-Bretanha optou por uma relação aberta com os jogos há muitos anos. São cerca de 1.600 lojas de apostas em toda a Inglaterra.

Londres, por exemplo, está lotada de casas de apostas – há várias na região central da cidade. E a maior do mundo também fica em Londres: desde 1902, a Ladbrokes está em funcionamento!

Geralmente, as casas de jogos britânicas são divididas por setores que vão de apostas em cavalos, cachorros em corrida, futebol e automobilismo, entre outras, e às apostas mínimas são de 1 libra. Os amantes dos sites de apostas que visitem Inglaterra devem ficar de olho na documentação necessária, já que o país é exigente quanto a isso.

Canadá: lugar de encontro para os amantes das apostas desportivas.

Assim como Toronto, maior cidade do Canadá cujo nome significa “lugar de encontro”, povos do mundo todo convivem em harmonia no país – e isso inclui os imigrantes e turistas, que são quase a metade da população da cidade de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

As boas-vindas também se estendem aos amantes dos sites de apostas esportivas que desejam vivenciar a experiência na prática no Canadá: desde os anos 70, cada província do país gere de maneira quase autónoma a legislação de jogos e apostas.

Isso explica o crescimento do número de casas de apostas e de cassinos por todo o Canadá. Atenção: é proibido disponibilizar novos jogos e apostas pela internet, mas é permitido fazer apostas esportivas e jogar pôquer, blackjack ou cassino pela web nos sites que possuem autorização do governo canadense.

Espanha: mercado de apostas esportivas é um dos maiores da Europa.

Mundialmente conhecido, o amor dos espanhóis pelas touradas pode explicar a sua relação com as apostas em jogos.

Com gastos de cerca de 700 euros por ano e por habitante em jogos online, os cidadãos espanhóis definitivamente gostam de apostar, já que a renda destinada para essa finalidade provavelmente é maior do que em qualquer outro país da Europa ou além.

Isso torna o país um dos mais importantes para esse mercado e um destino perfeito para quem é frequentador assíduo dos sites de apostas. Com a nova legislação de 2011, que permitiu os jogos online no país, aumentando o número de apostadores de 200 mil para um milhão, a Espanha vem inclusive atuando contra a dependência dos jogos e apostas.

Por isso, seja para apostar em um dos muitos cassinos de Madri ou Barcelona ou mesmo nos sites de apostas espanhóis, é necessário ser comprovadamente maior de 18 anos – o país exige documentos que comprovem a identidade e idade de cada apostador.

Legislação de jogo e sites de apostas em outros países

Alemanha: o Código Penal alemão penaliza quem organizar apostas e jogos sem autorização do governo, ou seja: é indispensável ter uma autorização para explorar esse mercado – a única exceção está nas apostas hípicas.

Bélgica: assim como na Alemanha, é necessária uma autorização para operar no segmento. Em 1999, foi criada uma lei que restringe a exploração dos jogos a entidades classificadas em três categorias: casinos, salas de jogo e bares – e ela proíbe todos os jogos e apostas que não se enquadrem nesse quadro.

França: o mercado dos sites de apostas na França só começou em 2010, com a criação da ARJEL (Autoridade de Regulação dos Jogos Online). Porém, esse mercado só considera a prática do pôquer online, as apostas hípicas e as apostas desportivas. Para apostar nas máquinas caça-níqueis e no casino, os franceses precisam se dirigir as salas de jogos espalhadas pelo país.

Itália: com raras exceções, as apostas são exploradas por operadores que têm permissão para organizar jogos e registrar apostas. Já os casinos funcionam com base em legislações antigas e imprecisas que fazem com que na Itália às máquinas caça-níqueis não sejam consideradas jogos e nem apostas!

Para viajar e apostar, é só começar! Faça as malas e não se esqueça de levar a sorte na bagagem nesse tour especializado em jogos no mundo todo. Uma boa alternativa para se divertir e vivenciar os jogos na prática!

Como passar o tempo (com conforto) em viagens de longo curso

Vai fazer uma viagem de avião de longo curso e não tem a possibilidade de ir em executiva? Não sabe o que pode fazer para que o tempo passe depressa e se mantenha confortável durante o voo? Então, este artigo é para si.

Na verdade, ninguém será apaixonado por fazer viagens de longo curso, mesmo que utilizem, para esse fim, o transporte mais seguro do mundo. Apesar dos inconvenientes, a sensação de chegar ao destino superará todo o tempo despendido no avião.

São os pequenos gestos, que podem ajudá-lo a minimizar a possibilidade do seu voo de longa duração, se tornar numa experiência traumática.

Um truque simples é passar o tempo de viagem entretido com jogos – quer sejam simples videogames, para os mais pequenos, ou os jogos grátis que a maior parte dos casinos online oferecem, para os mais velhos.  Slot machines, poker, blackjack, roleta, craps, bacará, vídeo poker, raspadinhas…há de tudo um pouco para todos os gostos.

Mas se não quer, realmente, eternizar a sua estadia psicológica no avião, o melhor será não permitir que a monotonia de estar durante horas sentado, se apodere de si. Descontraia e não consulte constantemente o relógio, porque com as sugestões que lhe vamos dar, contribuiremos para que a sua viagem de horas não seja uma tortura.

Aqui ficam então 5 Dicas Essenciais para que aumente o seu conforto na hora de viajar de avião para um destino longínquo.

Dica de conforto nº 1: Que vestuário utilizar durante uma viagem longa?

Aspetos tão simples, como os índices de conforto da roupa que escolhe para o dia do voo, podem ser cruciais para o seu bem-estar. Deste modo, o ideal será utilizar roupas largas e que não lhe causem desconforto.

Deverá dar preferência ao vestuário composto por fibras naturais, para que não seja exercida tanta pressão na sua pele e para esteja garantida uma melhor ventilação.

Um detalhe importante a ter em conta, foca-se na necessidade de estar preparado para as temperaturas que encontrará no país de destino, como tal, adapte da melhor forma a conjugação da roupa que levará durante o seu voo.

O calçado deverá ser, igualmente, cómodo e utilize, preferencialmente, calçado casual. Não se coíba de retirar os sapatos durante o voo, pois será, sem dúvida, uma forma de aumentar o seu bem-estar, durante as horas passadas na cabine do avião.

A utilização de meias elásticas, especiais para viagens, poderá facilitar a circulação sanguínea e evitar o incómodo da fadiga que poderá ser provocada nos seus membros inferiores.

Não se esqueça, também, de levar agasalho, casaco ou uma manta polar para se proteger da temperatura menos agradável, que o ar condicionado possa provocar. Caso pretenda dormir um pouco adicione na sua bagagem de mão, uma venda e um protetor de ouvidos, assim, conseguirá repousar de forma mais cómoda.

Dica de conforto nº 2: Como se entreter e fazer com que o tempo voe?

Leia revistas ou um livro, veja um filme, leve o seu tablet ou o seu computador portátil, ouça música ou, simplesmente, faça palavras cruzadas e jogue sudoku. Em alternativa, pode sempre optar pelos jogos grátis de casino acima referidos.

Qualquer das opções é credível para que se entretenha e faça a sua longa viagem parecer menos morosa e, também, menos dolorosa. Na realidade, as companhias aéreas inovam cada vez mais e pretendem aumentar gradualmente o nível de conforto dos seus passageiros.

Hoje em dia, possibilitam aos passageiros a oportunidade de ler revistas e jornais, possuem sistemas de ecrã pessoal, para que veja filmes, ouça rádio, ou até para jogar, mas nada como levar, também, os seus divertimentos pessoais.

Assim, aumentará a hipótese de se distrair com diferentes formas de entretenimento e não se tem que cingir somente ao que o avião lhe proporciona.

Gerir de forma correta os seus momentos de ocupação durante um voo longo, é um dos fatores fulcrais para que o tempo psicológico da sua viagem seja positivamente influenciado. Assim, durante o voo, não parecerá tão morosa a passagem do tempo, que dista da partida, até à aterragem.

Dica de conforto nº 3: Ficar sentado durante um grande período de tempo, quais as consequências?

A importância de seguir o conselho anterior, não o poderá fazer esquecer, que não deverá permanecer imóvel durante muito tempo, para o bem da sua saúde e do seu bem-estar.

A imobilidade prolongada, nomeadamente, quando se está sentado continuamente, promove a acumulação de sangue nas pernas, o que conduz ao inchaço (edema), o qual provoca desconforto.

Para o evitar é importante que não tenha nada a obstruir o espaço reservado para as suas pernas e pés, devendo, para o efeito, guardar a bagagem de mão no local que lhe está reservado. Afinal, o espaço disponível é limitado e a possibilidade de movimento, só por si, já é reduzida.

Se tem algum problema de saúde, lembre-se que estará mais vulnerável aos riscos inerentes em viagens aéreas de longo curso.

Não deverá descurar um planeamento cuidadoso da sua viagem precavendo-se antes, durante e após o voo, nomeadamente, levando em consideração os conselhos do seu médico. Caso esteja a tomar medicação, não se esqueça de a colocar na bagagem de mão e de a tomar de acordo com o prescrito.

Os efeitos negativos da imobilização prolongada poderão ser minimizados, através da realização de alguns exercícios simples durante o voo. As companhias aéreas providenciam conselhos úteis acerca de alguns dos exercícios que favorecerão a estimulação da circulação e reduzirão o desconforto físico.

Por sua vez, esses exercícios, contribuem para que o risco, de que seja desenvolvida uma trombose venosa, diminua. Deverá, também, levantar-se e movimentar-se enquanto o é permitido.

Para que esta ação lhe seja facilitada, opte por escolher um lugar de corredor, o qual lhe permitirá levantar-se quando lhe for mais fácil, sem que tenha que incomodar os restantes passageiros.

Dica de conforto nº 4: Antes e durante o voo, o que deve comer e beber?

Vai juntar os amigos e a família, para um jantar antes de ir de viagem e apetece-lhe muito comer uma feijoada? Resista e não coma, esse farto prato tradicional. Isto, porque fazer refeições leves e saudáveis, antes do voo, poderá ser importante para evitar indisposições durante as horas de uma viagem de avião.

No avião deverá evitar bebidas gaseificadas e bebidas com teor alcoólico.

Não se esqueça da importância de beber água regularmente, antes e durante o voo, para que se mantenha hidratado, visto que a humidade relativa na cabine do avião é mais baixa do que o habitual.

Dica de conforto nº 5: Chegou ao seu destino e agora? Diga adeus ao Jet-Lag.

As diferencias horárias podem ser uma verdadeira dor de cabeça e desorientar o nosso “relógio biológico”.

A esta condição fisiológica, provocada pela fadiga da viagem e que inclui cansaço e sonolência diurna, dá-se o nome de jet-lag.

Quanto mais a diferencia existente no fuso horário, mais difícil é contornar os efeitos provocados pelos distúrbios de horários nos nossos hábitos. Estima-se, até, que para recuperar de um jet-lag é preciso um dia por cada hora de diferença, entre o país de origem e o destino.

Para minimizar sintomas como, dores de cabeça, insónias, problemas de estômago e intestinais, entre outros, deverá aproveitar para descansar ao máximo antes da partida e também durante o voo. Caso o fuso horário divirja em muitas horas deverá tentar adaptar-se gradualmente e ir alterando os seus horários antes da viagem.

Os conselhos que lhe fornecemos anteriormente, em relação ao vestuário, alimentação e mobilidade durante o voo, serão igualmente fundamentais para minimizar os sintomas do jet-lag.

Não existe uma receita milagrosa para contornar esta situação, porque a resistência aos sintomas, provocados pelo jet-lag, variam da facilidade de adaptabilidade do organismo de cada um de nós, mas há, como educar, reorganizar e reprogramar os nossos ciclos internos de forma gradual.

Para conseguir mais rapidamente livrar-se do jet-lag, uma preparação previamente estipulada nos seus horários, facilitará e será fundamental para reorganizar o ritmo biológico.

Vamos descolar?

Depois da utilização dos kits de conforto que aqui lhe fornecemos, usufrua da sua viagem.

Viajar é um deleite e o avião é, muitas vezes, o elo que nos une ao ansiado destino, mesmo que para tal tenhamos que sobreviver a um voo de longo curso.

Para os apaixonados por explorar o melhor que cada continente tem, basta utilizarem os kits de conforto, que aqui vos deixamos e voilá, o tempo aparentemente infindável da vossa viagem, valerá cada segundo, pela magia que a estadia no destino escolhido vos proporcionará.

Já experienciou um voo de longo curso? Como ocupou o seu tempo durante a viagem? Conte-nos a sua experiência e deixe-nos sugestões.

Andreia Montez, GdV //



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