A “Oitava Maravilha do Mundo” é uma estrada

A Estrada do Karakoram, que liga a China e o Paquistão, passa por algumas das vistas mais impressionantes do planeta.

Cascatas glaciais escorrem para alimentar o rio aquamarino por baixo das quantidades maciças de neve agarradas aos picos de 7000 metros, atravessando o Vale de Hunza, no Paquistão, que foi apropriadamente chamado de “Shangri La” pelo romancista britânico James Hilton.

A Estrada do Karakoram (KKH) atravessa algumas das faces rochosas mais impressionantes do planeta. Frequentemente chamada de “A Oitava Maravilha do Mundo”, é uma estrada de sonhos, mas poucos ouviram falar dela, ou como ela veio a ser.

A KKH foi outrora uma etapa da Rota da Seda, com as suas fundações construídas pelos locais há séculos.

No entanto, não foi até 1978 – após quase 20 anos de construção por mais de 24 000 trabalhadores paquistaneses e chineses – que foi oficialmente inaugurada para veículos, trazendo comércio, turismo e facilidade de transportes para esta parte remota do mundo.

A autoestrada de 1300 quilómetros estende-se da pequena cidade de Hasan Abdal, perto da capital do Paquistão, Islamabad, até Kashgar, na região autónoma de Xinjiang na China, via Khunjerab, a travessia de fronteira pavimentada mais alta do mundo, a cerca de 4700 metros.

Mas o mais notável é o trecho de 194 quilómetros da autoestrada que corre pelo Vale de Hunza, uma região cercada pelas Montanhas Karakoram que dão o nome à estrada. Esta secção incrivelmente bela é onde se pode ver glaciares prístinos, lagos alpinos e picos nevados diretamente do conforto do seu passeio.

No entanto, tão atraente quanto a viagem é, são as pessoas incríveis e as tradições do Vale de Hunza que tornam esta parte da autoestrada tão especial.

Aninhado no território de Gilgit Baltistan entre Xinjiang e o Corredor de Wakhan no Afeganistão, Hunza foi maioritariamente isolado do mundo até o século XX devido à geografia formidável.

A região remota, que serviu principalmente de lar para os povos Burusho e Wakhi, tem as suas próprias línguas, música e cultura que são diferentes de tudo o que se encontra no Paquistão – ou em qualquer outro lugar do mundo.

Uma língua única

As origens do povo Burusho local são desconhecidas, assim como a sua língua, o Burushaski. Alguns investigadores argumentaram potenciais ligações com línguas balcânicas, mas os linguistas não chegaram a um acordo decisivo sobre de onde exatamente ela veio.

Enquanto a KKH abriu o vale, também impactou negativamente a região ambientalmente frágil e levou muitos a abandonarem os modos de vida tradicionais das comunidades.

Agora, o número de locais que observam festivais de longa data como o Ginani (a chegada da primavera) e aqueles que usam as roupas bordadas tradicionais da região diminuiu.

Ainda assim, alguns locais estão a trabalhar arduamente para preservar as tradições únicas do Vale de Hunza.

A primeira parada na viagem de estrada foi Altit, uma aldeia famosa pelo seu forte com 1100 anos e pelo seu compromisso com a preservação cultural. Lá estava o músico Mujib Ruzik num café enquanto os gigantes nevados do Rakaposhi (7788 metros) e do Diran (7266 metros) se estendiam à distância.

A poucos passos de distância estava o Centro de Música Leif Larsen, uma escola que procura manter a música tradicional do vale viva ensinando-a à próxima geração.

“Dependíamos da música, porque a música estava associada a cada aspeto da vida, como se estivéssemos a cultivar ou a cortar o trigo“, disse Ruzik. “Mas agora as pessoas estão a esquecer.”

Festas e frutos

No Ginani em Altit, os aldeões, vestidos com as suas roupas coloridas mais finas, dançam em círculos ao som dos tambores e flautas tradicionais, enquanto outros preparam a comida comunitária. Este festival marca o início da colheita e é celebrado em toda a região de Gilgit Baltistan.

No Vale de Hunza, especialmente em Karimabad, a cidade principal da região, também há os famosos pomares de Hunza. Árvores carregadas de cerejas, damascos, pêssegos e amêndoas embelezam a paisagem.

Os moradores costumam secar as frutas para o inverno ou transformá-las em deliciosos chutneys, compotas e licores. As nozes e frutos secos de Hunza são altamente valorizadas em todo o Paquistão e além.

“Os damascos, em particular, são muito importantes para nós”, disse Ghulam Ali, um agricultor de Hunza. “Cada parte da árvore do damasco é útil, desde as folhas até o óleo extraído das sementes, que é usado para cozinhar e em medicamentos tradicionais.”

As montanhas também oferecem uma abundância de caminhos de trekking e escalada, tornando-se um paraíso para aventureiros. Picos como o Trango Towers e o Nanga Parbat atraem escaladores de todo o mundo, enquanto o Glaciar Batura e o Lago Attabad são locais populares para caminhadas e passeios de barco.

Mas é a combinação das paisagens deslumbrantes, o calor da comunidade e a preservação de um modo de vida único que fazem da viagem pela Estrada do Karakoram uma experiência singular.

Enquanto o mundo moderno lentamente se infiltra no vale, a identidade distinta de Hunza permanece uma joia escondida na vastidão das Montanhas Karakoram.

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here