Sexta-feira, Abril 25, 2025
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Como preparar uma mala de mão perfeita

Se vai viajar de avião e quer poupar algum dinheiro levando apenas uma mala de mão, saiba que um dos truques é reduzir ao máximo os produtos que pretende levar consigo.

Por exemplo, em vez de levar uma mala de cosmética cheia de cremes de rosto, mãos, pernas, pés, leve o óleo seco multifunções Nuxe, adequado para o rosto, corpo e cabelo.

Contudo, se prefere levar produtos individuais, na perfumaria online notino.pt encontrará diferentes kits de viagem com produtos à sua medida, com o tamanho ideal e que respeitam as medidas de segurança dos aeroportos.

Siga as nossas dicas e viaje de forma cómoda e sem ter de despachar bagagem no último minuto. Já agora, não se esqueça de levar um perfume consigo. A Montblanc tem uma vasta gama de produtos que serão a companhia para as suas viagens.

Leve apenas o essencial

A regra de ouro que deve seguir é levar consigo apenas o indispensável. Nada de levar aquele vestido que nunca usou, ou aquele par de sapatos fantástico que lhe fazem bolhas depois de andar cem metros, ou roupas que não conjugam entre si.

Deve levar apenas roupa que sabe que vai usar, para as diferentes ocasiões da sua viagem e em que consiga conjugar todas as peças facilmente entre si. É aconselhável que leve peças de vestuário leves, em tecidos que não amarrotem com facilidade.

Quanto aos sapatos, deve levar calçado cómodo, prático e que seja conveniente para todas as ocasiões. Nada como escolher um tom de calçado que vá de encontro às conjugações de roupa que elaborou.

Utilize o vácuo a seu favor

Em vez de colocar a roupa dobrada e solta na sua mala de mão, utilize um saco que feche em vácuo, poupando assim em espaço e ganhando em arrumação. Desta forma a sua roupa não se vai amarrotar, chegando quase perfeita ao destino. Ficará tão bem arrumada que nem vai acreditar.

Claro, certifique-se que na hora de voltar terá as ferramentas necessárias para a utilização deste tipo de sucção, ou seja um aspirador.

Reduza nos cosméticos

Opte por levar cosméticos multifunções, ou que sejam 2 em 1. Por exemplo, se levar um kit de viagem de maquilhagem mineral, pode usar o mesmo produto nos olhos (como sombra se o usar normalmente), juntando água pode usar como eyeliner e se o tom for indicado, juntando um pouco de vaselina pode criar um batom. Desta forma não enche a sua mala de produtos.

Não se esqueça que hoje em dia não lhe é permitido viajar com embalagem de líquidos que contenham mais do que 100 mililitros por embalagem.

Esqueça as recordações de viagem

Todos gostamos de trazer uma lembrança do sítio onde desfrutamos de alguns dias de férias ou até mesmo aproveitar para trazer produtos que não existem no nosso país de origem.

O melhor é conformar-se desde a altura de partir que isso não vai acontecer. Contudo, pode sempre optar por enviar algumas lembranças ou produtos únicos através dos serviços de correio postal, já não fica assim tão caro.

Espero que tenhamos ajudado com as nossas dicas para que as suas viagem se tornem mais aprazíveis e cómodas, sem grande esforço e ainda poupando alguns cobres para gastar num restaurante ou em outra atividade que melhor lhe aprouver.

Essencial é divertir-se, conhecer locais e pessoas novas e acima de tudo viver momentos inesquecíveis. Boas férias!

aeiou //



Uber vai estrear serviço de viagens de helicóptero em Nova Iorque

(dr) Uber

O serviço que a plataforma de transporte vai testar em território norte-americano consiste numa viagem de helicóptero desde o centro de Nova Iorque até ao aeroporto John F. Kennedy em apenas oito minutos.

Chama-se Uber Copter e a partir do dia 9 de julho será o mais recente serviço oferecido pela Uber em Nova Iorque. A ideia é contrariar o percurso feito de carro que costuma demorar quase uma hora se não estiver trânsito e até duas horas com engarrafamentos.

O Uber Copter vai poder ser utilizado através da app da Uber, mas não será para todos: além de ter um preço que varia entre os 200 e os 225 dólares (entre 178 euros e 200 euros), apenas poderá ser utilizado pelos clientes membros platina ou diamante — os dois primeiros do programa de fidelização da empresa Uber Rewards.

“Esta é uma viagem que muitas pessoas fazem por dia e vemos isto como uma oportunidade para lhes popular uma elevada quantidade de tempo”, referiu Eric Allison, chefe da Uber Elevate, citado pelo The New York Times. Cada helicóptero poderá ser partilhado por cinco passageiros.

Em Manhattan, os helicópteros da Uber, operados pela empresa HeliFlite, vão partir e aterrar num aeroporto perto do Staten Island Ferry, enquanto em Kennedy partem e aterram num heliporto perto do terminal 8, sendo de seguida levados de carro para o seu terminal.

Dois pilotos estarão em cada voo e, tal como acontece com os procedimentos de segurança numa viagem de avião, os passageiros do Uber Copter terão de ver um vídeo de segurança de 90 segundos antes do início da viagem.

Os clientes podem reservar este serviço até cinco dias de antecedência e tendo em conta que os helicópteros só voam de segunda a sexta-feira durante a hora de ponta.

“O nosso plano é eventualmente disponibilizar o Uber Copter para mais clientes da Uber e em outras cidades, mas queremos fazê-lo da forma correta”, explicou ainda Eric Allison, acrescentando que o objetivo principal do serviço é “entender as operações por detrás dos veículos aéreos”.

ZAP //



Amesterdão convida turistas a “casar” com um local durante um dia. A lua de mel é na cidade

Os turistas que visitam a capital holandesa estão a ser convidados a “casar” com habitantes locais, durante um dia. O objetivo é melhorar as relações entre moradores e visitantes e combater os efeitos negativos do excesso de turismo.

Como forma de descentralizar o turismo e criar nos turistas o sentimento de “pertença” ao local, a cidade lançou a iniciativa “Untourist Amsterdam”, que oferece aos turistas várias atividades para descobrir a cidade de uma forma diferente.

Uma das atividades é a “Marry An Amsterdammer”, onde um habitante local e um visitante são conduzidos a uma cerimónia de casamento, com direito a alianças e roupas adequadas. A cerimónia dura cerca de 35 minutos e a “lua de mel” passada a explorar lugares menos conhecidos da cidade. O casamento é apenas simbólico e sem vinculo jurídico.

Outras atividades peculiares incluem o “namoro de ervas daninhas”, em que um visitante encontra um habitante local para se conhecerem enquanto arrancam ervas daninhas numa quinta urbana ou caminhar com um habitante idoso pelo parque, entre outras.

“A ideia é que os turistas não apenas se alimentem da cidade, mas também possam construir uma conexão com as pessoas que cá moram”, disse Jona Rens, fundadora da Wed and Walk, a capela no distrito De Pijp, em Amesterdão, ao The Guardian.

“O turismo pode ser muito mais do que tirar uma selfie nos canais”, afirmou Nico Mulder, da amsterdam & partners. “Não estou dizendo que mais ninguém vá ao Museu de Van Gogh ou à Casa de Anne Frank, mas é muito positivo ver mais turistas e cidadãos de Amesterdão como um só, em vez de se oporem uns aos outros.”

No ano passado, cerca de 21 milhões de pessoas visitaram Amesterdão. Tentativas de lidar com esses números resultaram em campanhas como Enjoy e Respect, lançadas em junho de 2018, distribuindo multas altas por incómodos, como lixo e urinar em público.

ZAP //



O maior castelo de areia do mundo foi construído na Alemanha

Há um novo edifício impressionante em Binz, Alemanha – uma maravilha arquitetónica completa com torres, vários níveis e uma invejável localização à beira-mar. É feito de areia.

No Festival de Esculturas de Areia em Binz, na ilha de Ruegen, no Mar Báltico, uma estrutura de areia de 17,66 metros conquistou o recorde mundial de maior castelo de areia alguma vez construído.

O castelo de areia está em construção desde maio, escalando gradualmente alturas vertiginosas e derrubando o recorde anterior realizado por um castelo construído em Duisburg, também na Alemanha, em 2017 – que tinha 16,68 metros de altura.

A competição de castelos de areia tem sido uma caraterística anual do calendário social de Binz desde 2010 e, a cada ano, turistas visitam as esculturas criativas de areia espalhadas pela praia de Binz.

A cidade alemã é uma estância balnear conhecida pelas suas praias arenosas – mas a areia usada na competição anual é, na verdade, importada dos Países Baixos, porque é aparentemente mais fácil de esculpir.

O nível de detalhes no castelo de areia de Binz é bastante incrível – assemelha-se a uma cidade de “Game of Thrones”, com um dragão no pé e muros que envolvem torreões imponentes. Vários artistas de areia da Holanda, Rússia, Hungria, Letónia e Polónia estiveram envolvidos na sua construção.

O organizador Thomas van Dungen recebeu um certificado do Guinness World Record em reconhecimento da conquista. A sua primeira tentativa de quebrar o recorde mundial entrou em colapso há dois anos, pouco antes de o castelo terminar.

Ainda assim, nenhum castelo de areia pode durar para sempre. Este estará em exposição até 3 de novembro. Os bilhetes custam 8,50 euros para adultos e 5,50 euros para crianças.

ZAP //



Uma montanha de lixo na Índia está prestes a ficar mais alta que o Taj Mahal

A maior “montanha de lixo” da Índia está prestes a ser mais alta do que o Taj Mahal. O aterro sanitário de Ghazipur já ocupa mais de 40 campos de futebol no extremo leste de Nova Deli, considerada a capital mais poluída do mundo.

O grande depósito de lixo cresce 10 metros todos os anos. Já tem 65 metros de altura e será mais alto do que o Taj Mahal, de 73 metros, no ano que vem, de acordo com o relatório da AFP. Este marco é agora tão grande que o Supremo Tribunal da Índia avisou que terão de ser colocadas luzes vermelhas no topo para avisar as aeronaves.

Chitra Mukherjee, chefe do Chintan, um grupo de defesa do meio ambiente, disse que “tudo precisa de ser interrompido, já que o despejo contínuo poluiu severamente o ar e a água subterrânea”.

O depósito foi aberto em 1894 e atingiu a sua capacidade máxima em 2002, tendo vindo a crescer desde então. Com uma população em rápido crescimento e aumento do consumo, isto só deve continuar. As cidades indianas geram 62 milhões de toneladas de lixo por ano e as projeções atuais dizem que este número aumentará para 165 milhões até 2030.

Aves de rapina, cães vadios, ratos e mais de 1.000 catadores de material reciclável – muitos dos quais são crianças – vasculham as 2.000 toneladas de lixo que são atiradas para o aterro diariamente.

A vida no aterro de Ghazipur é extremamente perigosa. Incêndios que podem durar dias começam regularmente devido ao gás metano que é expelido do aterro. Em 2018, parte da montanha desabou, matando duas pessoas. As pessoas que vivem nas proximidades dizem que o ar é tão tóxico que mal conseguem respirar e muitos queixam-se de problemas respiratórios e de estômago.

Em janeiro, a poluição do ar em Deli subiu para níveis de emergência. O índice de qualidade do ar do Central Pollution Control Board, controlado pelo estado, descobriu que a concentração de partículas venenosas no ar era 12 vezes maior do que o nível recomendado pelos EUA.

Na verdade, a Índia tem um baixo consumo de plástico per capita de apenas 11 quilogramas em comparação com os países ocidentais, onde o consumo anual é cerca de 10 vezes mais, mas o descarte continua a ser um grande problema.

No início deste ano, a Índia proibiu a importação de resíduos plásticos numa tentativa de diminuir a distância entre a geração de resíduos e a capacidade de reciclagem. Também se comprometeu a eliminar completamente os plásticos descartáveis até 2022.

ZAP //



Câmara de Paris declara guerra às trotinetes

A presidente da Câmara Municipal de Paris anunciou um conjunto de várias medidas para “acabar com a anarquia” provocada pelas trotinetes elétricas alugadas.

Anne Hidalgo, presidente da Câmara Municipal de Paris, anunciou esta quinta-feira um conjunto de medidas que têm como objetivo “acabar com a anarquia” provocada pelas trotinetes elétricas alugadas através de uma aplicação que, tal e qual como na capital portuguesa, enchem as ruas da capital francesa.

“Cada semana é marcada por um caso. Não pode ser mais, é preciso ordem e regulação. Esta atividade deve desenvolver-se de em consonância com os valores da nossa cidade”, disse a autarca parisiense, criticando aquilo a que chamou de “uberização da nossa sociedade”.

Segundo o Observador, as medidas vão ser aplicadas dentro de poucos meses e dizem respeito a vários âmbitos das trotinetes elétricas.

A primeira medida passa por reduzir drasticamente o número de operadoras, uma vez que, atualmente, há 12 empresas deste género a atuar em Paris. O objetivo é reduzi-las para “duas ou três”.

Além disso, será também limitado o crescimento do número de trotinetes. Perante a previsão de 40 mil daqueles veículos a circular até 2020, estimada pelos operadores, Hidalgo disse que “neste momento há 12 operadoras e 20 mil máquinas, o que é demasiado”.

O estacionamento vai passar a ser proibido nos passeios. Desta forma, estes veículos deverão ser estacionados nos mesmos sítios dedicados aos carros e às motas, ou seja, à beira das estradas, sempre que seja permitido.

A circulação de trotinetes elétricas será também proibida em parques e jardins, além de que a sua velocidade máxima será reduzida de 25 km/h para 20 km/h. Nas zonas de circulação exclusiva para peões, a velocidade máxima destes veículos passará a ser de 8 km/h.

ZAP //



A estátua dourada de Marilyn Monroe foi roubada do Passeio da Fama

A Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, está a investigar o roubo da estátua de aço de Marilyn Monroe, que foi removida de um monumento localizado na entrada do Passeio da Fama esta segunda-feira.

A escultura dourada da atriz norte-americana estava, desde 1994, no topo da famosa estrutura conhecida como “As quatro damas de prata”, em Hollywood.

De acordo com as autoridades, uma mulher alegou ter visto um homem a subir o monumento com uma serra que terá utilizado para levar a figura.

Uma equipa forense já recolheu impressões digitais do topo da estrutura e as autoridades esperam encontrar o responsável. “Não é correto vandalizar a arte pública”, explicou Mitch O’Farrell, vereador da cidade. “O [monumento] significa algo para a comunidade e vamos investigar a ocorrência da melhor forma possível”, acrescentou.

A escultura roubada representa a icónica pose da atriz que usava um vestido branco no filme The Seven Year Itch (1955).

ZAP //



Já não é preciso abrir a mala. Aeroporto de Heathrow testa scanners 3D

Em breve, poderá deixar de lado o ritual de pôr os líquidos da bagagem de mão num saco de plástico transparente e de ter de abrir a sua mala para mostrar o conteúdo e o computador portátil.

Tudo graças a uma nova tecnologia de topo de scanners, que já está a ser testada e pode funcionar em pleno em 2022 no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Segundo o Business Insider, o maior aeroporto do Reino Unido está a introduzir scanners 3D que conseguem ver líquidos e computadores dentro de malas fechadas, eliminando uma das partes mais demoradas das rotinas de segurança em cada embarque. Em Lisboa, por exemplo, já não é necessário retirar o computador da bagagem.

O espaço está a investir quase 60 milhões de euros nesta tecnologia e nos novos equipamentos que conseguem “ver” melhor dentro de sacos fechados. “Os passageiros poderão em breve manter os seus líquidos e computadores portáteis dentro da bagagem de mão quando passarem pela segurança em Heathrow”, informou o aeroporto num comunicado citado pelo jornal.

O espaço pretende reduzir o tempo que os passageiros passam em rotinas de segurança e também diminuir o uso de plástico, eliminando os pequenos sacos que os passageiros têm atualmente para encher com os seus cosméticos.

Os novos scanners usam uma tecnologia semelhante à dos de tomografia computadorizada em hospitais, que veem através do corpo para analisar órgãos e ossos internos.

As restrições globais para voar com líquidos com mais de 100 mililitros foram postas em prática em 2006, como medida de precaução contra atentados terroristas. Num monitor normal de raio-x, os líquidos que se podem usar para criar materiais perigosos não são distinguíveis de um vulgar champô ou perfume, surgindo assim a necessidade dos saquinhos à parte. A recente tecnologia consegue ver a diferença.

Nos Estados Unidos, já há vários aeroportos a usar este sistema, nomeadamente o Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare e o Aeroporto Internacional de Washington-Dulles.

ZAP //



A cidade mais bela do mundo só existiu durante 70 anos

No mundo dos anos 950, Medina Azahara era uma das mais belas joias em forma de cidade no planeta. Foi deslumbrante, mas efémera.

A mítica Medina Azahara, em árabe Madinat al-Zahra, já trazia no seu nome o significado de “cidade brilhante”. Nasceu por ordem do califa Abderramão III, que decidiu a sua construção no ano de 936.

A cidade, localizada a cerca de oito quilómetros da cidade espanhola de Córdoba, seria a capital do Califado de Córdoba, num dos períodos mais opulentos dos tempos em que territórios da Espanha e do norte da África, durante a Idade Média, estiveram sob controle árabe (dos século VIII a XIII).

De facto, a corte mudou-se para lá no ano de 945. Mas toda a deslumbrante existência da cidade, nas encostas de uma montanha e na margem direita do rio Guadalquivir, só duraria por cerca de 70 anos.

Nenhuma despesa foi poupada para erguer a nova capital. Algumas fontes dizem que asua construção envolveu cerca de dez mil trabalhadores, seis mil blocos de pedra empilhados diariamente e cargas transportadas por mais de 1,5 mil burros e mulas.

Os melhores artesãos da época foram convidados a decorar as construções. Mármores brancos foram trazidos de Estremoz, em Portugal, a cerca de 350 quilómetros de distância; calcário de cor púrpura foi extraído das serras de Córdoba; pedras avermelhadas foram tiradas da vizinha Serra de Cabra. E não faltou ouro.

A cidade representava o poder do califado, por isso tudo foi projetado para mostrar o máximo esplendor”, explicou Alberto Montejo, diretor do sítio arqueológico de Medina Azahara, à BBC. “Muitos recursos económicos foram alocados do Estado para a sua construção. Nada menos que um terço do orçamento anual do califado foi usado para criar Medina Azahara.”

Aproveitando o desnível do terreno, a cidade foi projetada em três níveis. Na parte superior, foi construído o Alcazar Real, a residência íntima de Abderramão III, composta por colunas majestosas, capitéis elaborados e decoração luxuosa. De um grande terraço superior, o califa podia contemplar toda a cidade que tinha criado.

A esplanada intermediária abrigava os prédios administrativos e as residências dos mais importantes oficiais da corte. Na parte baixa da cidade, estavam as casas da população comum e dos soldados, a mesquita, os mercados, os banhos e os jardins públicos.

A cidade era tão rica que, apenas 15 anos depois de sua construção, algumas unidades foram demolidas para dar lugar a casas maiores. “O califado de Córdoba foi um dos grandes impérios da época no Mediterrâneo, comparável ao bizantino. Não havia cidades naquela época com o esplendor de Medina Azahara”, refere Alberto Montejo.

No entanto, apesar de sua magnificência, Medina Azahara só existiu durante cerca de 70 anos. Foi com a morte, em 976, do califa Aláqueme II (filho e sucessor de Abderramão III) que começou a decadência da cidade. O reino passou a ser comandado pelo seu filho Hixam. O problema é que Hixam tinha apenas 11 anos de idade.

Para lidar com a situação, grande parte do poder coube a Almançor, que já tinha sido conselheiro de Aláqueme III e nomeado grão-vizir de Hixam. Mas Almançor acabou por se tornar poderoso e assumiu o controle sobre o califado. Ele fundou a sua própria cidade, Medina Alzahira, e deixou para trás Medina Azahara.

O califado de Córdoba desapareceu definitivamente no ano de 1031, após uma sangrenta guerra civil. O território foi dividido em diferentes reinos – os reinos de taifas. Medina Azahara ficou definitivamente abandonada.

A cidade mais bonita do Ocidente foi saqueada, queimada e despida da sua beleza. As construções e decorações mais caras foram vendidas ou recicladas. “Estes objetos davam prestígio a quem os possuía e acabaram em Sevilha, no norte da África ou no norte da Espanha”, revela Alberto Montejo.

A cidade foi dilacerada, até as pedras de seus muros foram retiradas. “Medina Azahara torna-se a pedreira perfeita, não só tinha muita pedra, mas já estava perfeitamente cortada em blocos”, explica o diretor atual do sítio arqueológico.

A cidade caiu no esquecimento, que durou até 1911, quando as primeiras escavações na região trouxeram à tona os restos da mítica cidade. Estima-se que apenas 11% do que foi a cidade esteja à vista. Mesmo assim, o que restou da “cidade brilhante” foi declarado Património da Humanidade pela Unesco.

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Há 134 anos, a Estátua da Liberdade chegou a Nova Iorque em 214 caixotes

A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos mais conhecidos do mundo.

A Estátua da Liberdade, a que foi dado o nome oficial de A Liberdade Iluminando o Mundo, chegou em caixotes e fez um longo caminho até se tornar um ícone de Nova Iorque e dos Estados Unidos.

A estátua de cobre – que oxidou com o passar dos anos – foi projetada pelo escultor Frédéric-Auguste Bartholdi – que se inspirou na mãe para desenhar o rosto -, com a colaboração de Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc e Alexandre-Gustave Eiffel, de acordo com o Diário de Notícias.

A estátua foi oferecida por França para comemorar o centenário da independência dos EUA (1776-1876). Mas antes de todas as peças chegarem a Nova Iorque para serem montadas, andou a ser mostrada: a tocha foi exibida em Filadélfia, na Feira Mundial de 1876, para o escultor conseguir dinheiro para fazer a cabeça com a coroa de sete pontas. Depois de construída, a cabeça foi exibida na Exposição Universal de Paris, em 1878.

Os franceses ofereceram a estátua, mas era necessário colocá-la num pedestal que deveria ser construído pelos americanos. Ao todo o monumento mede 92,99 metros, 46,5 são a figura da mulher a empunhar a tocha.

A angariação de fundos para a construção do pedestal não foi fácil e foi Joseph Pulitzer a empreender uma verdadeira campanha para conseguir o dinheiro. Muita gente deu menos de um dólar para esse fundo, mas a estátua seria inaugurada a 28 de outubro de 1886 pelo então presidente americano, Stephen Grover Cleveland.

A estátua – que se ergue na ilha da Liberdade e representa a deusa romana da liberdade Libertas – é Património Mundial da UNESCO e foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo a partir de 2007. As sete pontas da coroa representam os sete continentes e os sete mares, mas são-lhe atribuídos várias símbolos maçónicos.

ZAP //



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