Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público.

A Ilha Sipson é propriedade privada desde 1711, quando foi vendida pelo povo Monomoyick aos colonos brancos. Agora, o recém-criado Sipson Island Trust, com a ajuda de uma organização sem fins lucrativos local, espera restaurar e cuidar da ilha usando o valor nativo americano para ver a terra como um presente para todos usarem.

“É realmente importante para nós, como organização e comunidade, sermos capazes de comunicar a importância desta história indígena e ensinar os valores daqueles que viveram na ilha antes de 1711”, disse Tasia Blough, presidente do Sipson Island Trust, em declarações à CNN.

A ilha de 9,7 hectares, que foi inaugurada no passado sábado, está localizada perto da costa de Cabo Cod, numa área conhecida como Pleasant Bay – uma área de preocupação ambiental crítica.

Agora que está aberta ao público, os visitantes podem desfrutar de caminhadas, das praias, mergulho e vistas de 360 graus de toda a área de Pleasant Bay.

“Quando estava à venda, havia várias organizações conservacionistas que queriam encontrar uma forma de arrecadar o dinheiro. Protegê-la, preservá-la, e torná-la acessível ao público”, disse Blough.

O problema sempe foi o custo. O preço de cerca de 10 milhões de euros era demasiado alto para uma organização sem fins lucrativos. Nos últimos quatro anos, a organização The Friends of Pleasant Bay ajudou a levantar capital e estender a data de encerramento para que isso acontecesse. Em junho, o trust privado criado para administrar a ilha conseguiu a propriedade por 4,5 milhões.

Os visitantes são incentivados a aceder a ilha pela costa leste. No entanto, apenas barcos de calado raso com menos de 6,7 metros podem desembarcar devido ao sensível ecossistema da água.

O plano de cinco anos é derrubar três das quatro estruturas da ilha para criar e construir um centro de pesquisa e educação ao ar livre. O objetivo é restaurar a ecologia da ilha, apoiar a educação e a investigação histórica e ambiental e proporcionar recreação pública em Sipson e arredores.

Ainda há 3,2 hectares na propriedade que não pertencem ao Sipson Island Trust, mas a associação espera angariar fundos rapidamente para poder administrar toda a ilha.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here