Sexo no Espaço: os riscos que a indústria do turismo espacial está a ignorar

SpaceX

Os seres humanos têm um talento especial para partilhar momentos íntimos em lugares improváveis, como demonstra a adesão ao “mile high club” das pessoas que fazem sexo em aviões.

Portanto, há uma probabilidade significativa de que o lançamento do setor de turismo espacial seja rapidamente seguido pelo primeiro sexo no Espaço.

Mas as empresas de turismo espacial não se prepararam adequadamente para as consequências de as pessoas entrarem no que poderíamos chamar de “clube da linha Kármán” (referindo-se à fronteira de 100 km de altura entre a Terra e o resto do cosmos).

A conversa sobre turismo espacial sempre foi em termos de um futuro distante. Mas o turismo espacial suborbital – voos curtos com apenas alguns minutos de voo espacial e ausência de gravidade – já existe. Os bilhetes variam de brindes a milhões de dólares.

Voos muito mais longos estão ao virar da esquina. Empresas como a SpaceX de Elon Musk têm um histórico bem estabelecido de desenvolvimento de naves espaciais mais rapidamente do que o setor público. A nave Starship maior e mais capaz da SpaceX provavelmente operará rotineiramente nos próximos anos.

Quando, não se

Os voos foram reservados e as listas de passageiros reunidas para voos privados que darão a volta na Lua. Naves espaciais como a Starship terão capacidade para dezenas de passageiros, em ambiente de cabine ampla, possivelmente com cabines privadas.

Considerando que as viagens espaciais já não estão reservadas para astronautas profissionais, as várias motivações dos turistas espaciais e os próximos desenvolvimentos de naves espaciais, o sexo no Espaço provavelmente acontecerá nos próximos 10 anos.

A verdadeira preocupação não são as interações sexuais em si, mas sim se elas levam à conceção humana no Espaço. Espera-se que os primeiros voos de turismo espacial orbital durem entre dias e semanas, portanto, apenas as fases iniciais da reprodução humana poderiam acontecer no Espaço.

As passageiras não terão permissão para embarcar se já estiverem grávidas, embora a indústria do turismo espacial não pareça ter considerado gravidez oculta ou desconhecida. Às vezes, as mulheres não percebem que estão grávidas até entrarem em trabalho de parto.

De décadas de voos espaciais tripulados, já sabemos que a ausência de peso e o aumento dos níveis de radiação ionizante têm um efeito profundo nos nossos corpos. Não sabemos como isso afetará os processos fisiológicos de reprodução.

Os astronautas rotineiramente sofrem desgaste muscular e ósseo, pois os seus corpos não precisam mais de resistir às forças da gravidade. Na Terra, a gravidade influencia a distribuição dos fluidos corporais, como o sangue. A falta de gravidade pode resultar num aumento da pressão dentro do crânio, o que pode tornar a visão das pessoas turva e até mesmo alterar a estrutura do cérebro.

Experiências limitadas em embriões de camundongos, que incluem um que usou uma mini incubadora num satélite, mostraram mudanças na viabilidade do embrião depois de serem expostos ao Espaço. O conhecimento do impacto na reprodução humana é efetivamente zero, mas podemos assumir que haverá efeitos.

Portanto, existe um potencial desconhecido para anormalidades de desenvolvimento em embriões humanos concebidos no Espaço. Além disso, pode haver um risco aumentado de gravidez ectópica em condições de ausência de peso (quando o embrião se liga fora do útero, por exemplo, nas trompas de falópio).

Mesmo que os turistas espaciais usem contraceção, não podemos ter certeza de que será tão eficaz fora do planeta Terra. Não houve estudos sobre como os contracetivos serão afetados pelos ambientes espaciais.

Assumir a responsabilidade

Para a indústria do turismo espacial, há riscos comerciais de litígio, danos à reputação e perdas financeiras se as pessoas conceberem durante o voo espacial – bem como questões éticas e de direitos reprodutivos. Há poucas evidências de que o setor está a tomar medidas para mitigar estes riscos.

Há também um lado sombrio a considerar – o risco de agressão sexual no Espaço. Imagine tentar evitar os avanços de um passageiro ou membro da equipa durante um voo espacial. Ficaria completamente preso.

A indústria do turismo espacial e outras partes relevantes devem reunir-se urgentemente para discutir estas questões e formular uma estratégia para proteger todos os envolvidos.

Uma solução simples poderia ser uma combinação de aconselhamento pré-voo espacial com todos os turistas espaciais sobre os riscos da conceção humana no espaço e isenções legais que absolvam os operadores de turismo espacial de responsabilidade se a conceção humana ainda ocorrer.

O turismo espacial já está a acontecer e parece provável que as interações sexuais entre alguns participantes ocorram muito em breve. A questão é se o setor estará preparado para as possíveis consequências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here