Nunca se venderam tantas férias (e Caraíbas chega a ser mais barato do que Portugal)

teachandlearn / Flickr

Hotel nas Bermudas

Aumento de 20% na procura por viagens em comparação ao período homólogo — que já tinha sido o melhor ano da história para o setor. “É possível ir para as Caraíbas ou Cabo Verde a um preço mais barato do que para alguns sítios em Portugal”, mas o território nacional continua a ser o preferido.

Apesar da inflação, notada também nos preços das viagens, a procura por pacotes de férias disparou em Portugal no início de 2024: é recorde de vendas, confessa o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

“Os portugueses estão a comprar férias como nunca tinham comprado”, diz Pedro Costa Ferreira ao Dinheiro Vivo, que confessa estar “espantado” com os novos dados, que excedem — e muito — as expectativas do mercado.

“Venderam-se muitos milhões de euros de reservas de verão na Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL). O verão já está a aquecer e, aparentemente, está a haver antecipação de reservas”, confessa, apesar do atual cenário económico marcado “pela subida das taxas de juro, perda do poder de compra, instabilidade política e guerras”.

“Temos mais capacidade de transportar portugueses para os diversos destinos e ainda assim a grande verdade é que continuam a comprar como nunca”, sublinha, destacando o aumento de 20% na procura por viagens em comparação ao período homólogo — que já tinha sido o melhor ano da história para o setor.

“Não podemos explicar porque é que isto está a acontecer, apenas podemos relatar que está, de facto, a acontecer”, adianta.

Os hotéis são os que apresentam maior subida de preços, enquanto as viagens aéreas registaram subidas “mais modestas”.

“Os valores da hotelaria portuguesa têm vindo a aumentar e isso faz com que alguns destinos estrangeiros de proximidade se tornem mais apelativos e competitivos, comparativamente a alguns destinos nacionais”, diz ao jornal o diretor geral de vendas e marketing da Agência Abreu, que confessa que é possível ir para as Caraíbas ou para Cabo Verde a um preço mais barato do que para alguns sítios em Portugal”. Mas Portugal continua a ser o preferido.

“Portugal manter-se-á, este ano, como o principal destino de férias dos portugueses. Ao longo do país há uma nova oferta utilizada cada vez mais pelos portugueses. O maior sucesso da Madeira nos últimos anos foi o mercado interno e temos de pensar também no êxito dos Açores. Tudo está a crescer, não creio que se possa dizer que pelo facto de no mundo existirem ofertas mais agressivas e de os portugueses viajarem também mais para fora estão a fugir de Portugal. Estão a escolher entre as várias oportunidades as boas oportunidades que existem fora de portas”, afirma Pedro Costa Ferreira.

A diversidade de destinos escolhidos reflete uma tendência para viagens mais temáticas e experiências culturais, com um interesse crescente por destinos considerados “fora da caixa”, como o Japão, a Índia, e até opções mais exóticas como o Iraque e a Coreia do Norte.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here