É tão seguro viajar no Irão como em Portugal

Paul Keller / Flickr

Cidade de Teerão, capital do Irão

Portugal é tão seguro para viajar como o Irão, a Guiné Equatorial ou o Azerbaijão. Estes são os resultados do Travel Risk Map 2019, realizado pela Internacional SOS (empresa de serviços de segurança médica e de viagens) e pela Control Risks (consultora para riscos políticos e de segurança).

Esta lista, recentemente divulgada, mostra o quão perigoso é cada país ou território tendo em conta a ameaça atual imposta aos viajantes pela violência política – incluindo terrorismo, rebelião, agitação política e guerra -, agitação social – incluindo violência sectária e étnica – e grande e pequenos crimes, nota o The Independent.

O estudo teve ainda em consideração parâmetros como a eficácia dos meios de transporte, os serviços de emergência e de segurança e suscetibilidade dos locais a desastres naturais.

São cinco as categorias de risco consideradas pelo mapa deste ano: insignificante, baixo, médio, alto e extremo. Portugal, tal como quase toda a Europa, está no segundo nível mais baixo, que conta também com Irão, China, Japão, Estados e Canadá. Este nível tem ainda alguns países africanos, como Marrocos, Gabão, Namíbia, Zâmbia ou Malawi.

O primeiro nível, onde o nível de risco é considerado insignificante, abrange poucos países. No caso da Europa, estão apenas presentes Luxemburgo, Dinamarca, Eslovénia, Suíça, Noruega, Finlândia, Islândia e Gronelândia.

(dr) Travel Risk Map 2019

Travel Risk Map 2019

Já no extremo negativo, com o maior risco de ameaça, recaí quase na totalidade sobre  África, Médio Oriente e alguns territórios da Ásia da Ásia: Sudão do Sul, Somália, Líbia, Afeganistão, Síria ou Iémen, por exemplo.

Além do mapa de segurança, foram também lançados outros dois rankings, um sobre  cuidados de saúde (Medical Risk Map) e outro relativo à segurança das estrada (Road Safety Risk Maps). Também nestes outros estudos, Portugal segue em sintonia com a Europa Central, posicionando-se também no segundo nível de mais baixo risco.

// ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here