Arquipélago de Áland – 6500 ilhas e ilhotas, na Finlândia

Åland Islands

Infomastern

O arquipélago de Áland, é constituído por 6500 ilhas e ilhotas, situadas à entrada do Golfo de Bótnia, no mar Báltico, aproximadamente a 25 Km da costa Finlandesa e a 40 Km da costa da Suécia. O arquipélago de Áland é uma província autónoma e desmilitarizada, sem forças armadas desde 1921, com bandeira própria desde 1954 e selos desde 1984.

carregue no play para ver fotos

Apesar de serem parte integrante da Finlândia, a maioria dos 30 mil habitantes falam fluentemente o sueco. Cerca de 90% da população reside na principal cidade do arquipélago, Mariehamn, cuja economia está profundamente ligada ao turismo e ao comércio marítimo.

Em Áland, os turistas encontram todas as condições para a prática de desportos ao ar livre, tais como canoagem, ciclismo, mergulho, ou simplesmente pesca, no entanto, ao percorrer as suas ruas não faltam castelos, igrejas, pontes, fortes e canais, com os quais se vai deslumbrar.

É certo que nem todos os monumentos, estão abertos ao público durante todo o ano, mas somente no final da primavera e durante o verão, daí que esta seja a melhor altura para visitar este arquipélago.

Alguns dos monumentos mais característicos da região são o Kastelholm, um castelo construído em 1380, onde viveram os reis que chefiavam o reino conjunto da Suécia e Finlândia e que atualmente se encontra em ruínas, o museu a céu aberto, Jan Karlsgarden, perto do castelo, é o local ideal para apreciar inúmeras obras tradicionais de todos os locais do arquipélago.

Outro monumento de bastante interesse é a fortaleza de Bormarsund, edificada pelos russos no século XIX. Do outro lado do canal, próximo da ponte de Prästö, existe um museu com artefactos desta mesma fortaleza.

O arquipélago de Áland é uma das partes mais fascinantes a descobrir na Finlândia e em toda a Escandinávia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here