Misteriosas ruínas de Yonaguni: uma maravilha feita pelo Homem, ou arte da Natureza?

Vincent Lou / Wikipedia

Monumento de Yonaguni

O Monumento de Yonaguni, localizado na costa sul de Yonaguni, no Japão, é um enigmático local subaquático que se acredita ter cerca de 10.000 anos.

A descoberta do Monumento de Yonaguni por um mergulhador, perto de Okinawa, em 1995, desencadeou um intenso debate entre investigadores e entusiastas sobre se se trata de uma estrutura feita pelo homem ou um fenómeno natural.

As ruínas submersas consistem em blocos monolíticos, que se assemelham a terraços numa encosta de montanha.

Após a sua descoberta, o local tornou-se rapidamente um ponto de atração para arqueólogos, meios de comunicação e entusiastas de todos os tipos, intrigados com a sua origem misteriosa.

Em 1996, pesquisas adicionais exploraram o local, revelando características mais detalhadas, como o que parecia ser um enorme arco ou portal de pedra, uniões em ângulos retos, esculturas, o que aparentam ser escadas, ruas pavimentadas e estruturas semelhantes a colunas.

As explorações estenderam-se a cinco locais arqueológicos subaquáticos perto de três ilhas costeiras, com profundidades entre os 6 e os 30,5 metros. Estes locais apresentam intrigantes características semelhantes, alimentando ainda mais o debate, nota o Ancient Origins.

Os defensores da teoria de que o Monumento de Yonaguni é feito pelo homem citam elementos específicos como dois buracos redondos e uma fila de orifícios menores que se assemelham aos produzidos em antigas pedreiras, e marcas que sugerem o uso de ferramentas semelhantes a cunhas.

O sismólogo marinho Masaaki Kimura apoia esta teoria, e aponta haver sinais de envolvimento humano na construção do monumento.

Por outro lado, os céticos argumentam que as características observadas em Yonaguni podem ser encontradas em formações naturais de arenito em todo o mundo, e realçam que, embora a concentração de formações incomuns e ângulos de 90 graus numa área tão confinada seja invulgar, não é prova definitiva de construção humana.

Apesar do debate em curso, o Monumento de Yonaguni permanece um local atraente e misterioso, continuando a atrair investigadores e turistas fascinados pelo mistério das suas origens — sejam elas o trabalho de mãos humanas antigas ou expressões artísticas da própria natureza.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here