24/01/2017

Lisboa TOP 10 – atrações a não perder

Publicado em 07/07/2015 por em Dicas de viagem

Lisboa é a capital e maior cidade de Portugal. É a capital mais ocidental na Europa, e a única ao longo da Costa Atlântica. Encontra-se no oeste da Península Ibérica sobre o Oceano Atlântico e o rio Tejo. Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo e a cidade mais antiga da Europa Ocidental, pré-datando outras capitais europeias como Londres, Paris e Roma por centenas de anos. É uma cidade culturalmente muito rica. Mas o que visitar numa cidade culturalmente tão vasta? Não perca as nossas Top 10 atrações!

O que visitar

Recomendado para: Famílias, Grupos, Índividuos, Terceira Idade, História, Shopping, Amantes da Arte e Arquitectura

Dicas:

  • A rede de transportes de Lisboa combina metro, autocarro, funiculares e comboios. Com todos estes é muito fácil percorrer a cidade.
  • A gorgeta é opcional, mas se o serviço foi satisfatório, então 10% é o habitual.
  • O Lisboa Card oferece transporte público grátis e ilimitado, e discontos para entrar em 80 museus. Poderá comprar um bilhete de 1 dia, bom para utilização ilimitada durante 24 horas, ou cartões Zapping que permitem adicionar crédito, que será deduzido por viagem.

1 - Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Bernt Rostad

  • Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa
  • Início da construção: 1517
  • Arquitectos: Diogo Boitaca, João de Castilho, Nicolau de Chanterene, Diogo de Torralva e Jérôme de Rouen
  • Estilos arquitetônicos: Arquitetura do Renascimento, Plateresco, Estilo manuelino

O Mosteiro dos Jerónimos situa-se perto da costa da freguesia de Belém. O mosteiro é um dos monumentos mais importantes da arquitetura estilo manuelino em Lisboa, considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983, juntamente com a vizinha torre de Belém. O mosteiro foi mandado construir por D. Manuel I para perpetuar a memória do Infante D. Henrique. Foi fundado em 1496, na altura como Mosteiro de Sta. Maria de Belém. Aqui se encontram sepultados alguns rei portugueses como D. Manuel I e sua mulher, D. João II e sua mulher, e alguns poetas como Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

2 - Torre de Belém

Torre de Belém

Peter Pearson

  • Endereço: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa
  • Altura: 30 m
  • Estilos arquitetónicos: Estilo manuelino
  • Arquitectos: António Viana Barreto, Francisco de Holanda, Francisco de Arruda e António de Azevedo e Cunha

Torre de Belém é uma torre fortificada, localizada na freguesia de Santa Maria de Belém. É Património Mundial devido ao papel significativo que desempenhou nas descobertas marítimas portuguesas. O edifício foi encomendado pelo rei João II para ser parte de um sistema de defesa na foz do rio Tejo e uma porta de entrada para Lisboa. Construída em 1515 como uma fortaleza para proteger a entrada do Porto de Lisboa, a torre de Belém foi o ponto de partida para muitas das viagens de descoberta, e para muitos os marinheiros foi a última visão da sua pátria.

3 - Centro Cultural de Belém

Centro Cultural de Belém

meeg-el

  • Endereço: Praça do Império, 1449-003 Lisboa
  • Início da construção: 1989
  • Inauguração: 1992
  • Arquitectos: Vittorio Gregotti e Manuel Salgado

O Centro Cultural de Belém (CCB), localizado na freguesia de Santa Maria de Belém, é o maior edifício com instalações culturais em Portugal. Foi inicialmente construído para acomodar a Presidência Europeia, mas adaptado para conferências, exposições e espetáculos tais como ópera, bailado e concertos sinfónicos, para além de congressos políticos. Originalmente controverso pela sua arquitetura moderna impressionante ao lado do histórico Mosteiro dos Jerónimos, o CCB abriga o Museu Berardo de moderna e contemporânea. O café no terraço do primeiro andar com um jardim com vista para o rio é um ótimo lugar para relaxar.

4 - Oceanário

Oceanário

Emmanuel LATTES

  • Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa
  • Inauguração: 1998
  • Arquitecto: Peter Chermayeff

O Oceanário de Lisboa é o maior aquário indoor da Europa e está localizado no Parque das Nações. É uma experiência de mergulho em alto mar, sem quaisquer riscos, com cerca de 25.000 peixes, aves marinhas e mamíferos num enorme tanque central que é o tamanho de quatro piscinas olímpicas. É o primeiro aquário a incorporar habitats de oceano dentro de um ambiente único, com recriações impressionantes de vários ecossistemas do oceano.

5 - Museu Gulbenkian

museu-calouste-gulbenkian-lisboa-4-21
  • Endereço: Av. Berna 45A, 1067-001 Lisboa
  • Inauguração: Outubro de 1969
  • Arquitectos: Pedro Cid, Alberto Pessoa e Rui Jervis Atouguia

O Museu Calouste Gulbenkian contém uma coleção de arte antiga e também alguma arte moderna. O Museu foi fundado de acordo com o último testamento de Calouste Gulbenkian, a fim de acomodar e exibir a coleção de arte da Gulbenkian pertencentes agora à Fundação Calouste Gulbenkian. Parte da Fundação Calouste Gulbenkian, abriga uma magnífica coleção de arte egípcia, grega, romana, islâmica asiática e europeia. Foi renovado e modernizado substancialmente em 2001, a não perder durante uma visita a Lisboa. Esta é uma das melhores coleções de arte particular do mundo, acumuladas ao longo de um período de 40 anos pelo magnata do petróleo Calouste Gulbenkian, que foi um dos homens mais ricos do século 20.

6 - Palácio Nacional da Ajuda

Palácio Nacional da Ajuda

Carlos Almeida

  • Endereço: Largo Ajuda, 1349-021 Lisboa
  • Início da construção: 9 de novembro de 1794
  • Arquitectos: José da Costa e Silva, Francesco Saverio Fabri, entre outros
  • Estilos arquitetónicos: Arquitetura do neoclassicismo

O Palácio Nacional da Ajuda é um monumento neoclássico na freguesia de Ajuda da cidade de Lisboa. Foi construído no local de um edifício de madeira temporário para abrigar a família real após o terramoto de 1755. Foi originalmente iniciado pelo arquiteto Manuel Caetano de Sousa mas, mais tarde, foi confiado a José da Costa e Silva e Francisco Xavier Fabri, que planearam um elegante edifício em estilo neoclássico moderno. Desde 1019 que o Palácio Nacional da Ajuda é um monumento nacional, não só a antiga habitação real e museu de artes decorativas mas também a sede de outras instituições portuguesas ligadas à cultura e palco de cerimónias protocolares.

7 - Casa-Museu Medeiros e Almeida

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Antónia Lobato

  • Endereço: R. Rosa Araújo 41, 1250-194 Lisboa

Um dos museus mais proeminentes mas pouco conhecidos de Lisboa, a antiga residência de António Medeiros e Almeida abriga uma coleção inestimável de obras de artes desde o século 17 ao século 20. Exibido em 25 quartos, a exposição varia desde porcelana e mobiliário, a pratas, pinturas de artistas e esculturas. Um dos destaques é a mobília por François Linke, um dos mais célebres fabricantes de mobiliário do século XIX. Na sala de prata é exibido um serviço de jantar que pertenceu a Napoleão Bonaparte e na sala de porcelana peças raras das dinastias Han e Qing.

8 - Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Kamikaze GT

  • Endereço: R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa

O Castelo de São Jorge é um castelo mourisco, que ocupa o topo de uma colina com vista para o centro histórico da cidade Lisboa e o rio Tejo. Cidadela fortemente fortificada, data do período medieval da história de Portugal e é um dos principais locais de Lisboa. Pode ser visto de quase todos os lugares da cidade. Serviu como residência real dos mouros até que o primeiro rei de Portugal Afonso Henriques foi capturado em 1147. Agora é um oásis de paz. Depois do portão principal pode-se ver uma estátua do rei Afonso Henriques e uma série de canhões. Os visitantes podem subir as torres e caminhar ao longo das muralhas para ver as vistas mais deslumbrantes da cidade ou relaxar nos jardins.

9 - Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa

Kamikaze GT

  • Endereço: R. do Ouro, 1150-060 Lisboa
  • Inauguração: 10 de julho de 1902
  • Altura: 45 m
  • Arquitectos: Raul Ponsard

O elevador de Justa Lift, também chamado de elevador do Carmo, é um elevador na freguesia de Santa Justa, situado na extremidade da Rua de Santa Justa. Liga a Baixa ao Bairro Alto. Foi construído por Raoul de Mesnier du Ponsard, francês nascido em Portugal, um aprendiz de Gustave Eiffel, explicando semelhanças na estrutura com a Torre Eiffel de Paris. Desde a sua construção, que o elevador se tornou numa atração turística para Lisboa.

10 - Bairro Alto & Chiado

Bairro Alto à noite

Tina

  • Santo Padroeiro do Bairro Alto: Vicente de Saragoça
  • Onde está o Chiado: Entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina

O Bairro Alto é um distrito central da cidade de Lisboa. É um bairro pitoresco que à noite se transforma no centro da vida noturna da cidade. Por trás de fachadas coloridas e cheias de grafite existe uma variedade de restaurantes tradicionais e internacionais, casas de Fado e uma infinidade de restaurantes, bares e lojas alternativas que ficam abertas até tarde da noite. O Chiado, vizinho do Bairro Alto, é o nome de uma praça e seus arredores da cidade de Lisboa. É um elegante e sofisticado bairro de teatros, livrarias, cafés de estilo antigo e lojas de jóias. É uma zona comercial tradicional que mistura estabelecimentos comerciais antigos e modernos. O mais famoso café do Chiado é "A Brasileira", famoso por ter tido o poeta Fernando Pessoa, entre os seus clientes. O Chiado é também um importante espaço cultural, com vários museus e teatros. Não deixe de visitar estes dois lugares vizinhos que muito têm para oferecer.

Visite Lisboa

É a capital de Portugal, uma cidade com diferentes gostos e sentidos.

Foi ponto de chegada de diferentes culturas vindas de longíquas paragens e ao longo do tempo.

Os seus bairros históricos, o rio, a zona monumental e de património, bem como zonas de lazer e contemporâneas esperam por si.

Venha conhecer Lisboa.

O fado espera por si!

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Comentários para “Lisboa TOP 10 – atrações a não perder”

  1. Paulo 5 Fevereiro 2013 at 16:52 #

    Boas A foto Nº5 é a Casa de Serralves – Porto
    #5 Museu Gulbenkian .
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0c/Fundacao_Calouste_Gulbenkian_Lisboa.JPG/220px-Fundacao_Calouste_Gulbenkian_Lisboa.JPG

    • Carolina Almeida 5 Fevereiro 2013 at 18:13 #

      Muito obrigado Paulo pela correção. Uma grande falha nossa. A imagem já foi corrigida.

  2. ismália 30 Março 2014 at 18:16 #

    Lindissimas as fotos..fiquei apaixonada or Lisboa


Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais