Foi “amor à primeira vista”. Os YouTubers estrangeiros que estão a viver no Portugal rural

Castelo Novo, aldeia no município do Fundão, Portugal

Castelo Novo, aldeia no município do Fundão, Portugal

A maioria são ingleses e americanos e decidem vir viver para o interior de Portugal e relatar a sua experiência no YouTube.

Há cada vez mais YouTubers estrangeiros que vêm viver para o interior de Portugal. O estilo de vida calmo, o baixo custo de vida e a beleza da paisagem rural são os principais fatores que atraem os criadores de conteúdos, maioritariamente ingleses e americanos.

Um exemplo é o caso de John e Tara Newby, que compraram uma quinta nos arredores de Amarante, que agora é o centro das atenções no seu canal The Newbys.

Foi pura sorte. Viemos para Portugal no fim do confinamento. No dia em que aterrámos, Boris Johnson decretou que o país passaria a integrar a lista amarela dos destinos para férias. Como isso implicaria fazer quarentena no regresso a Inglaterra, decidimos não regressar”, conta John ao Jornal de Negócios.

O casal estava de visita a Portugal quando começou a pesquisar propriedades na internet. Um agente imobiliário mostrou-lhes uma quinta que estava vazia há 20 anos e foi “amor à primeira vista”. No entanto, inicialmente o casal não tinha planos para se mudar para Portugal e a quinta era apenas um investimento.

Mas o casal acabou por se render ao interior e fez as malas definitivamente. “É quente, não é muito caro, as pessoas são simpáticas, tem excelentes cuidados de saúde, as estradas são ótimas, o interior é maravilhoso“, explica John. Estão agora decididos a criar raízes em Portugal e querem que os filhos cresçam imersos na cultura portuguesa e nas escolas locais.

Meraid e Dan têm uma história semelhante. Antes de se mudarem para Portugal, trabalharam vários anos na agricultura no sul de Inglaterra. “Estávamos a viver em casas arrendadas e não tínhamos capacidade de avançar para a compra. Decidimos mudar de rumo: queríamos ser proprietários da nossa própria casa e ter espaço para cultivar os nossos vegetais. Sempre gostámos de Portugal e concluímos que seria um país interessante para viver”, revela Dan. Dedicam-se agora à vida agrícola e partilham tudo no canal Nearby Veggies.

Para os londrinos Jonny e Sam, a sua quinta no Fundão deu-lhes a oportunidade de mudar de vida e deixar a correria da capital inglesa. “Somos ambos ‘workaholics’ e queríamos afastar-nos do excesso de trabalho e começar a fazer coisas que realmente queríamos fazer”, explica Jonny.

“No Reino Unido, as pessoas estão muito focadas no trabalho. Aqui somos convidados para jantares ou para beber um copo quase todas as semanas”, acrescenta. “Há tantos sítios para visitar em Portugal… Esperamos percorrer estes locais, e assim promover a região e divertir-nos ao mesmo tempo”, remata Jonny.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here