10 museus do Mundo para visitar sem sair do sofá

Rodney / Flickr

Visitas virtuais: de Paris a Atenas são dez cliques de viagem.

Museu do Louvre, Museu do Prado e Met. Os nomes são conhecidos e indissociáveis das cidades que os acolhem – Paris, Madrid e Nova Iorque. O que muitos não sabem é que estes e outros museus podem ser visitados virtualmente.

Em tempo de pandemia e quando não se sabe quando poderemos voltar a viajar, esta é uma forma de conhecer algumas das mais importantes coleções do mundo. De Paris a Atenas, elaborámos uma lista com dez museus que se podem visitar sem sair do sofá.

1. Museu do Louvre, Paris

Toda a gente já ouviu falar do Museu do Louvre, em Paris. É possível visitar o museu sem ter que se estar na Cidade Luz – a charmosa Paris. Algumas das mais conhecidas obras do mundo, como a Monalisa, de Da Vinci, para além de todas as obras da Galerie d’Apollon e a coleção do Egipto podem ser visitadas a partir do site do próprio museu.

2 Museu do Prado, Madrid

Um dos principais museus de Espanha é o Museu do Prado. Entre outras, uma das peças em destaque é o trabalho “As Meninas” de Diego Velázquez. A cultura espanhola está em grande destaque deste museu.

3. Guggenheim, Bilbau

O Guggenheim, na cidade basca de Bilbau, é dos mais importantes de Espanha e do mundo no que a arte contemporânea diz respeito. Merece uma visita virtual.

4. Hermitage, São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade fascinante e muito importante para a história russa, albergando um dos mais extraordinários museus de arte do mundo. O museu tem mais de 700 mil obras, não só russas e soviéticas. Até Da Vinci pode lá ser encontrado.

5. Galleria degli Uffizi, Florença

Florença e a Toscana são o coração do Renascimento. A cidade é sinónimo de arte e o museu reflecte isso. Artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafaello e Caravaggi podem ser encontradas neste tour virtual, onde pintura e escultura são pratos principais.

6. The British Museum, Londres

O British Museum tem milhões de objetos extraordinariamente importantes para a cultura do mundo. Através do Google Arts & Culture o museu –e as suas galerias – pode ser visitado. O museu tem várias exposições online.

7. Metropolitan Museum of Art, Nova York – Estados Unidos

O Metropolitan é um dos mais conhecidos museus do mundo. No site do Museu há vídeos que mostram o Metropolitan em 360º, sendo possível comandar a direção e visitar o museu através dos mais variados ângulos. O MET disponibiliza ainda vários vídeos, textos e fotos sobre as peças.

8. Museu do Vaticano, Roma – Itália

Viajar online pelo Museu do Vaticano é uma experiência imersiva. Neste museu podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci e Caravaggio, isto para além da famosa Capela Sistena de Michelangelo.

9. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia é uma das maiores atrações da Cidade do México. O acervo é riquíssimo, com destaque para a sala dos povos “mexicas” (Aztecas). Através do Google Arts & Culture podemos descobrir a fabulosa Pedra do Sol, conhecida como Calendário Asteca. Destaque ainda para as magníficas esculturas que representam os deuses de Teotihuacán.

10. Museu da Acrópole, Atenas – Grécia

O Museu da Acrópole não podia faltar nesta lista. Apesar do seu site não ser deslumbrante, a visita através do Google Arts & Culture vale a pena para conhecer o museu mais famoso deste que é um dos berços da civilização. A visita virtual do museu tem mais de 11 mil exposições.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here