Uma das atrações mais aguardadas do ano na China, o Piso de Exploração, com 250 metros de altura, um das principais atrações da ponte The Crystal Sky em Raffles City Chongqing, foi aberta ao público este mês.
A China abriu ao público um arranha-céus horizontal, parte do enorme projeto Raffles City Chongqing cujas obras ainda estão em andamento. No entanto, os turistas já podem visitar o estranho edifício chamado “Crystal”.
O Raffles City Chongqing, orçamentado em 4,8 mil milhões de dólares (equivalente a 4,25 mil milhões de euros), foi projetado por Moshe Safdie e consiste num conjunto de oito arranha-céus.
Quatro das torres mantêm a estrutura de arranha-céu horizontal, oficialmente denominada Crystal, no lugar a uma altura de 250 metros. O próprio Crystal mede 300 metros de comprimento e o seu peso chega a 12 mil toneladas. Grande parte da estrutura teve de ser cuidadosamente içada na sua posição usando guindastes.
Os visitantes do Piso de Exploração do Crystal, como é chamada a área de observação, começam a sua jornada no rés-do-chão com uma exposição feita em colaboração com a National Geographic que detalha a história e o desenvolvimento da cidade chinesa de Chongqing.
Um elevador expresso demora pouco mais de 50 segundos para chegar ao topo e, quando as portas se abrem, os visitantes são recebidos com outra exposição que imagina uma vida futura em Marte.
Continuando a visita, os turistas chegam a um parque, antes de o passeio culminar com o terraço de exploração ao ar livre. Este mirante – o mais alto deste género no oeste da China – tem um piso de vidro transparente e oferece excelentes vistas da cidade e do rio castanho Yangtze que se funde com o azul do rio Jialing debaixo dos seus pés.
Noutros lugares do Crystal, haverá um ainda clube apenas para membros, com duas piscinas, restaurantes e bares. Porém, essas estruturas ainda estão a ser finalizadas e devem ser inaugurados nos próximos meses.
O preço dos bilhetes para visitar o Crystal é de 180 yuans (equivalente a cerca de 22 euros).