A cidade do Porto foi distinguida na sexta-feira pelo World Travel Awards (WTA) 2022, cuja cerimónia ocorreu em Muscat, em Oman, como um dos melhores destinos turístico do mundo.
Segundo avançou este sábado o Jornal de Notícias, o Porto venceu na categoria ‘World’s Leading City Destination’, após ter sido eleito Melhor Destino de Cidade da Europa 2022. Este ano, a cidade concorria nas categorias “World’s Leading City Destination” e “World’s Leading Heritage City Destination”, vencendo na primeira.
Ao mesmo prémio concorriam as cidades mexicanas de Acapulco, Cancún e Mazatlán; Bogotá, na Colômbia; Quito, no Equador; a sul-africana Cidade do Cabo; a queniana Nairobi; o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; as norte-americanas Las Vegas, Miami e Nova Iorque; Hanoi, no Vietname; Hong Kong, na China; as australianas Melbourne e Sydney; a neo-zelandesa Queenstown; Londres, no Reino Unido; Lyon, em França; Marraquexe, em Marrocos; e a cidade de Lisboa.
As votações nas categorias mundiais dos WTA decorreram online até 20 de outubro. Com este prémio, a cidade obtém “o mais alto reconhecimento global em viagens e turismo na categoria Melhor Destino de Cidade do Mundo, uma distinção ímpar na indústria”, disse a Câmara Municipal do Porto.
A vereadora com o pelouro do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, recebeu o galardão, numa gala em que também esteve presente o presidente da Associação de Turismo do Porto, Luís Pedro Martins.
Na cerimónia foi ainda premiada a cidade de Lisboa com o “World’s Leading Seaside Metropolitan Destination 2022”, a Madeira com o “World’s Leading Island Destination 2022”, os passadiços do Paiva com o “World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2022”, os Parques de Sintra – Monte da Lua, a TAP Air Portugal (com dois prémios pelas ligações aéreas a África e à América do Sul), o Olissippo Lapa Palace Hotel, o Dunas Douradas Beach Club, o Pestana Palace Lisboa e o Dark Sky Alqueva.
Os World Travel Awards são uma iniciativa global que reconhece e premeia a excelência em viagens e turismo com base na votação de profissionais da indústria de viagens, comunicação social e consumidores de todo o mundo.