Já pode reservar um almoço no Espaço com vista para a Terra

Zephalto

Já pode fazer uma reserva para almoçar num balão estratosférico com vista para a Terra. O único problema é que tem de esperar até 2025… e pagar 120 mil euros.

A Zephalto é uma nova concorrente na corrida espacial comercial. A empresa francesa está a oferecer uma experiência única de voo num balão estratosférico. As viagens vão começar em 2025 e têm um preço de 120 mil euros por pessoa.

O balão pode levar seis passageiros em 60 voos anuais, que incluem boa comida e vinho franceses. O balão, cheio de hélio ou hidrogénio, partirá de França com dois pilotos a bordo e subirá 25 quilómetros na estratosfera durante uma hora e meia, permanecendo na altitude máxima por três horas.

A vista de cima oferece aos passageiros a oportunidade de contemplar vistas que só foram presenciadas por astronautas. A descida terá mais uma hora e meia, para uma viagem de ida e volta de seis horas, explica a Bloomberg.

A empresa pretende proporcionar uma experiência turística serena e menos arriscada que os foguetões, podendo qualquer pessoa ir sem formação prévia.

O fundador da Zephalto, Vincent Farret d’Astiès, fez parceria com a agência espacial francesa CNES e o designer Joseph Dirand para criar o balão e os interiores, respetivamente. O estilo de design minimalista de Dirand visa atrair o foco dos passageiros para as vistas da Terra, excluindo qualquer distração.

A experiência a bordo será adaptada às preferências individuais dos clientes, com Wi-Fi para partilhar a experiência com amigos e familiares na Terra, além da opção de falar com um psicólogo antes do voo.

A preparação psicológica ajuda os passageiros a estarem prontos para o “efeito de visão geral” — ou “overview effect”, em inglês — um fenómeno bem documentado que descreve uma mudança cognitiva de consciência, resultante da experiência de ver a Terra a partir da sua órbita

O balão da Zephalto pousar no chão e não no mar, ao contrário da sua concorrente norte-americana, a Space Perspectives, que oferece viagens a bordo do Neptune One, subindo mais por um preço um pouco mais baixo.

A inovação do balão está na vertente do turismo tripulado, com balões capazes de atingir a estratosfera utilizados por cientistas e meteorologistas desde a década de 1930. A EASA certificará o balão como um avião comercial após a conclusão de todos os testes, permitindo que os balões pousem em qualquer lugar da Europa.

No entanto, os voos iniciais descolarão e pousarão em solo francês. Farret d’Astiès diz que o sucesso do balão está garantido porque a agência espacial francesa trabalha há muito tempo com balões de alta altitude.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here