A Câmara Municipal do Porto anunciou esta quarta-feira que, face ao corte de apoios do Turismo de Portugal a provas de automobilismo, não consegue garantir a realização, em 2015, do Circuito da Boavista.
Em comunicado enviado às redações, pode ler-se que a câmara garantiu, através da empresa municipal Porto Lazer, a “montagem de toda a logística relativa ao circuito”, mas que “o Turismo de Portugal não aceitou pagar ao Eurosport uma campanha publicitária naquele canal internacional de televisão, o que garantiria a inscrição da prova no calendário FIA-WTCC”.
Desta forma, a autarquia optou por suspender a realização da prova, por considerar o desembolso de três milhões de euros numa prova de automobilismo poderia pôr em causa as “boas contas” do município.
O Circuito da Boavista é uma prova que integra o FIA World Turing Car Championship (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e que tem decorrido na cidade Invicta a cada dois anos.
Originalmente, o circuito da Boavista foi usado ma década de 1950 para a realização do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, prova a contar para o campeonato do mundo da modalidade.
A corrida de 1960 foi marcada por diversos acidentes e terminaria com apenas 4 carros a cortar a meta, com a vitória de Jack Brabham. Nunca mais o GP de Portugal se realizaria na Boavista, tendo a prova nacional passado para o Autódromo do Estoril.
Em 2005, por iniciativa e com o empenho pessoal do então presidente da câmara Rui Rio, o Circuito da Boavista seria revitalizado, agora como prova do World Turing Car Championship.
ZAP / Lusa
quando voltar a encontrar na rua sem seguranças, como espero, o sr.rui
moreira, desta vez não o vou felicitar, mas dizer que apesar de ser adepto
do futebol club do porto, o sr.não terá o prazer de abrir a câmara para o
festejo da vitoria no campeonato de futebol ou de outro trofeu importante,pois garanto-lhe que enquanto não voltar a realizar-se o circuito automóvel da boavista em prova de relevo internacional, nunca,
mas nunca o fará, e isto por maldição ou o que quer que seja, tipo bella
gutemann para com o slb.
Gosto muito do dr. Rui Moreira, mas esta noticia não me surpreende
Parabéns aos “amigos” do sul. Conseguiram acabar com mais uma prova emblemática no norte. Parabéns também ao Rui Moreira. Pelo menos é coerente. Depois admiram-se de discursos como os do Pinto da Costa serem tão bem recebidos.