O melhor destino de cruzeiros na Europa é português

Wikimedia Commons

Praia de areia da Calheta

Com um movimento nos portos de mais de meio milhão de passageiros — um crescimento de 104% — a ilha da Madeira venceu a distinção pelo segundo ano consecutivo, em cerimónia que decorreu no Dubai este domingo.

Pelo segundo ano consecutivo, a ilha da Madeira recebeu o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros, naquela que foi a terceira edição dos World Cruise Awards — o “irmão” dos World Travel Awards — que decorreu este domingo, no Dubai.

Portugal tem sido, desde a vitória lisboeta em 2021, o grande vencedor da distinção. Este ano, a Madeira bateu uma lista de nomeações recheada de destinos como Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma.

Segundo dados oficiais, os portos da Madeira registaram na época de 2022/2023 um movimento de 557.824 passageiros (contra 284.056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022.

Em comunicado, segundo o JN, o secretário Regional da Economia Rui Barreto reforça a importância da distinção, que considera “um grande orgulho”.

“Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional”, disse Barreto sobre o prémio que considera “um estímulo e um reconhecimento” do trabalho desenvolvido.

Em 2022, Portugal foi considerado o “Melhor Destino Turístico da Europa”, na edição europeia dos World Travel Awards 2022. Esse ano, no âmbito dos destinos regionais, destacaram-se os Açores (Europe’s Leading Adventure Tourism Destination), Algarve (Europe’s Leading Beach Destination), Lisboa (Europe’s Leading City Break Destination, Europe’s Leading Cruise Destination e Europe’s Leading Seaside Metropolitan Destination) e Porto (Europe’s Leading City Destination).

Em 2021, Portugal conquistou mais de duas dezenas de prémios na edição europeia dos World Travel Awards.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here