O Alentejo é um dos 52 destinos mundiais a visitar este ano eleitos pelo jornal norte-americano The New York Times, sobretudo devido ao vinho, à gastronomia e ao céu estrelado da região.
Num comunicado enviado à agência Lusa, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo referiu que a região surge na “exclusiva lista” de 52 destinos mundiais a visitar este ano elaborada pela redação do jornal.
Num artigo dedicado ao Alentejo, que começa com as perguntas “Aborrecido de Bordéus? Farto da Toscânia?”, o jornal apresenta a região como “alternativa aos destinos vinícolas e enogastronómicos mais reconhecidos a nível internacional” e aponta o vinho, a gastronomia e o céu estrelado como razões para a visitar este ano.
No artigo, indicou a ARPTA, o jornal destaca várias unidades turísticas do Alentejo, como o Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), as herdades da Malhadinha (Beja) e da Comporta (Alcácer do Sal), o “resort” L’AND Vineyards (Montemor-o-Novo) e o Ecorkhotel (Évora).
Segundo a ARPTA, na edição do passado mês de dezembro, a revista britânica “House & Garden”, no seu suplemento “Gourmet Travel”, também destacou o Alentejo, num artigo com o título “A fine vintage” (“Uma fina colheita”).
No artigo, a revista refere que “saboreou os prazeres simples e as tradições cheias de charme” do Alentejo, “onde a comida é preparada com amor e orgulho” e destaca o Ecorkhotel, o Convento do Espinheiro, o Vitória Stone Hotel e o restaurante “O Fialho” (Évora) e a Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz).
De acordo com a ARPTA, também a revista “Jamie Magazine”, do conhecido ‘chef’ britânico Jamie Oliver, “dá um amplo destaque” ao Alentejo na edição deste mês, com um artigo intitulado “The Good Life” (“A boa vida”) em que a gastronomia é “o alvo de todas as atenções”.
/Lusa