Um novo estudo de uma equipa de investigadores chineses demonstrou que a torre mais antiga e mais inclinada do mundo é um edifício com quase mil anos, situado nos arredores de Shangai, e não a mundialmente conhecida torre inclinada de Pisa.
Segundo os cálculos da equipa de cientistas, a torre de Shangai, que se eleva junto ao monte de Tianmashan, tem uma inclinação de 7.10º – um ângulo maior do que o que se estimava até agora, enquanto a famosa torre de Pisa tem uma inclinação inferior a 4°.
Segundo o China Daily, em 1982 a torre de Shangai tinha já uma inclinação para sudeste num ângulo de 6.51°.
A torre foi construída durante a dinastia Song (960-1127), tem sete andares e mede 20 metros de altura. O edifício era originalmente usado para guardar relíquias budistas.
Em 1983, as autoridades chinesas acrescentaram a própria torre à lísta de relíquias culturais da região.
Segundo Li Kongsan, responsável do Gabinete de Património Cultural de Shangai, o interior da torre está perfeitamente conservado, mas o exterior está deteriorado e requer cuidados.
Os cientistas acreditam que a inclinação da torre é causada pela sua localização num terreno assimétrico, uma vez que o edifício está assente em solo arenoso, de um lado, e na base rochosa do monte Tianmashan, do outro.
ZAP