Agência de turismo da ONU lança guia para acessibilidade com apoio de Portugal

(CC0/PD) The Digital Artist / pixabay

Pirâmides de Gizé, no Egipto

A Organização Mundial do Turismo, OMT, e parceiros estão a desenvolver esforços para implementar um amplo padrão internacional para acessibilidade em todo o setor.

A agência da ONU criarou um guia para turismo acessível, com o compromisso de reconhecer as necessidades dos viajantes que vivem com deficiência.

A ferramenta foi lançada durante a feira internacional de turismo, Fitur 2023, que aconteceu em Madrid, Espanha. A OMT tem apresentando novas ferramentas orientadas para a implementação da norma UNE-ISO 21902 sobre Turismo Acessível, em toda a cadeia de valor.

O guia tem como foco empresas de hotelaria, alimentação, conferências e exposições, e servirá como ponto de partida para avaliar níveis de acessibilidade e desenvolver ou adaptar serviços.

O conjunto de normas é uma continuação das diretrizes publicadas em dezembro, com foco nas administrações públicas.

Segundo a OMT, o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo da Argentina foi fundamental para a comunicação com governos e destinos, encarregados de políticas, estratégias e planos de marketing turísticos.

A diretora executiva da OMT, Zoritsa Urosevic, considera que a acessibilidade é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

A agência reforça ainda que a acessibilidade é uma grande oportunidade de inclusão social e económica à medida que a recuperação do turismo continua.

Este novo guia foi produzido em colaboração com as principais organizações da sociedade civil e da indústria, como a Sustainable Hospitality Alliance, o International Circle of Hospitality Directors, Cidh, e a European Network for Accessible Tourism, Enat.

Guia de Viagens // ONU News



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here