Para alguns, Veneza é um “pesadelo de mobilidade” (mas isso está prestes a mudar)

Hostelworld.com

Veneza é um osso bem duro de roer para os turistas com mobilidade reduzida. As ruas estreitas, inúmeras pontes e pisos irregulares complicam a viagem dos deficientes. Mas o pesadelo de alguns está prestes a mudar.

As 403 pontes, os canais, as ruas estreitas e os pisos irregulares fazem de Veneza uma das cidades mais bonitas e românticas da Europa. Mas o sonho de uns é o “pesadelo de mobilidade” para outros.

Os turistas com mobilidade reduzida têm muitas dificuldades em movimentar-se na cidade italiana, mas a CNN diz que isso pode estar prestes a mudar.

As autoridades de Veneza prometeram tornar os principais pontos turísticos acessíveis a todos e anunciaram uma rota adaptada para turistas em cadeira de rodas, que vai desde o principal ponto de entrada da cidade à icónica Praça de São Marcos.

O pontapé de saída deste projeto foi o anúncio da construção de seis rampas em áreas muito movimentadas: quatro na rota para São Marcos e duas noutros pontos cruciais para os moradores locais, num custo estimado de 900 mil euros.

A vereadora Francesca Zaccariotto revelou à cadeia britânica que o objetivo é “construir, pelo menos, uma rota que permita a pessoas de todas as idades ir da Piazzale Roma a São Marcos sem obstáculos”.

A nova rota não será apenas acessível para cadeiras de rodas. “Ampliamos o plano para que todos possam fazê-la sem problemas, inclusivamente os cegos“, disse Zaccariotto. “Estão a ser feitas intervenções em pontes, de modo a facilitar a subida de degraus, e adicionadas superfícies não escorregadias.”

A Vereadora ressaltou que Veneza é uma cidade “difícil de ser atualizada”, devido às regras rígidas de proteção da sua herança cultural. O objetivo é tornar a cidade italiana “um exemplo de acessibilidade para pessoas com problemas de mobilidade”.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here