Autocaravana: uma forma de viajar que conquistou os Portugueses

Desde que chegou a Portugal em julho de 2018, a Yescapa, uma startup de origem francesa, mudou o modo como contemplamos as férias em autocaravana!

O conceito: tornar simples e seguro o aluguer de autocaravanas e campervans entre particulares. A meio-caminho entre mobilidade e alojamento, esta forma de viajar está a ser cada vez mais popular na Europa, e Portugal não é exceção.

Em 8 meses de atividade em terras lusas, a plataforma conta já com 250 proprietários registrados no país e mais de 3.500 viajantes portugueses que alugaram a outro particular, em busca de umas férias diferentes.

O conceito tem tido um acolhimento bastante satisfatório em Portugal e os motivos são vários:

  • Portugal tem um património natural, cultural e histórico muito importante que está ligado por uma infraestruturas rodoviárias de excelente qualidade.
  • É um país que se presta totalmente a esta forma de viajar e que pode oferecer muitas surpresas a nível de sítios para descobrir fora dos caminhos turísticos.
  • O encanto da autocaravana é mesmo poder alterar os planos em cima da hora, escolher onde dormir e o que visitar, e ser totalmente livre.

A Yescapa não só conquistou a confiança dos viajantes sedentos de aventura mas também a confiança dos proprietários de autocaravanas e campervans. Porque o segredo da plataforma reside aí: ser o intermediário de confiança entre particulares.

Yescapa

Os proprietários destes veículos não usufruem deles todo ano: em média, ficam parados 295 dias por ano. No entanto, o veículo continua a dar despesas ao seu dono.

Daí surgiu a Yescapa: um site com que propõe serviços indispensáveis para criar laços de confiança, tanto do lado de quem organiza as suas férias, como daqueles que têm um veículo de grande valor.

O funcionamento do site é simples: do lado dos proprietários, basta criar um anúncio com as características principais do veículo, o preço de aluguer e indicar no calendário a disponibilidade do veículo para somente receber pedidos de aluguer quanto realmente seja desejado. Uma vez o anúncio moderado pela equipa Yescapa, o veículo tornar-se-á visível para os outros utilizadores.

Para quem deseja organizar uma “road-trip” basta colocar a cidade de recolha do veículo; quer seja perto de casa ou no seu destino, as datas da viagem e os veículos disponíveis na área irão aparecer. Em cada anúncio é possível ver fotos do veículo, bem como os seus equipamentos e as características importantes.

É possível também, face ao veículo selecionado, ver as opiniões dos antigos viajantes, o que reforça a confiança na plataforma. O preço total da reserva estará indicado desde que indique suas datas, por isso é muito simples comparar as tarifas.

O preço médio varia em função do tipo do veículo e da localidade onde se encontra. Por exemplo, se pretende efectuar um aluguer de autocaravana no Porto para 6 pessoas saiba que pode encontrar veículos desde 35€.

Para mais informação sobre os veículos, é possível entrar em contacto com os proprietários através do site. No caso do veículo estar perto da sua casa, é possível até combinar com o proprietário ver o veículo antes de confirmar o aluguer.

Yescapa

Uma vez a escolha feita, a plataforma irá verificar que o viajante cumpre com os requisitos para conduzir o veículo: este é mais um ponto forte da plataforma: o fornecimento de um seguro específico para aluguer entre particulares que trata-se de uma apólice que se substitui à do proprietário durante os dias do aluguer. Para beneficiar do seguro, apenas necessita cumprir com os requisitos e imprimir os documentos fornecidos pela plataforma.

O viajante realiza o pagamento da reserva através da plataforma e a Yescapa transfere o montante correspondente ao proprietário do veículo um dia após o início do aluguer.

Com a Yescapa não é só possível descobrir Portugal mas também o resto da Europa pois que a assistência em viagem cobre todos os países da União Europeia. Para quem deseja conhecer um país vizinho mas quer poupar alguns quilómetros, a Yescapa permite alugar veículos em 5 outros países: Espanha, França, Reino-Unido, Alemanha e Itália.

Os portugueses já aproveitaram a dica, dado que 20%reservaram veículos no estrangeiro. Portugal também é destino com muito escolhido. Nos 8 meses que se seguiram ao lançamento da plataforma tornou-se o destino n°1 dos viajantes alemães e franceses.

O objetivo dos turistas é conhecer Portugal pelo interior, longe das zonas mais turísticas, o que a plataforma considera uma grande oportunidade para dinamizar o turismo em zonas mais rurais.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here