Portugal tem “um dos lugares mais pacíficos do Universo” para observar o Espaço

“Um espetáculo incrível que pode ser visto com os pés na serra e os olhos no céu, o ano todo”. Condições únicas para a observação astronómica e tranquilidade promovem Pampilhosa da Serra como destino turístico.

O município da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, lançou uma campanha sobre a tranquilidade do concelho e as condições únicas daquele território para observar estrelas e planetas.

A campanha “Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo”, com suporte em filme, promove o céu estrelado como principal atrativo do concelho, referiu a autarquia.

“‘Uma mensagem de um dos lugares mais pacíficos do Universo’ destaca a tranquilidade natural desta região e promove a sua principal marca turística: o imenso céu estrelado com condições únicas para a observação astronómica, reconhecido pela Fundação Starlight do Instituto de Astrofísica das Canárias”.

“Há em todos nós um desejo especial que, em momentos de maior escuridão, brilha desde as estrelas. Descubra a mensagem que escrevemos, desde a serenidade deste lugar tão próximo do céu: um dos lugares mais pacíficos do Universo”, escreveu a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra no Facebook.

Para o presidente da Câmara, Jorge Custódio, a campanha pretende destacar a serenidade de Pampilhosa da Serra e as condições únicas da região para ver estrelas e planetas.

Um espetáculo incrível que pode ser visto com os pés na serra e os olhos no céu, o ano todo”, sublinhou o autarca, que convidou os visitantes “a experimentarem a magia do lugar, um dos mais pacíficos da Terra, e a partilharem essa paz com todo o mundo”.

Jorge Custódio salientou ainda que é na Pampilhosa da Serra que se desenvolve a investigação científica dedicada ao espaço, através do Observatório Espacial de exploração astronómica e observação do Universo profundo.

O Observatório dispõe de um radiotelescópio, um telescópio e um radar espacial e, muito em breve, de um radiotelescópio solar único na Europa para a observação da radioatividade e das erupções solares.

“Com o céu estrelado como principal atrativo, o concelho procura posicionar-se como um destino turístico para famílias, desportistas, entusiastas e amantes das ciências espaciais e astronómicas, mas também da fotografia e da gastronomia típica serrana”, reiterou o presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra.

ZAP // Lusa



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here