Do barulho às multas: As suas férias em Espanha podem mudar este verão

Novas leis tornam a regulação espanhola mais rígida em relação a alguns comportamentos menos apropriados dos turistas.

As costas e ilhas ibéricas são desde há muito destinos populares para os festeiros. Enquanto os turistas se preparam para seguir para Espanha durante os meses de verão à procura de sol, mar e sangria, uma enxurrada de manchetes recentes sugere que a aparência dessa experiência deve mudar significativamente.

Hotéis em Málaga estão a ser equipados com detetores de ruído para reprimir festas de despedidas de solteiro que visitam a cidade litorânea. Enquanto isso, as autoridades de San Sebastián disseram que vão começar a cobrar os turistas pelos resgates marítimos, se o seu comportamento for considerado imprudente.

Urinar no mar em Vigo, fazer churrascos na praia de Salobreña e comportamento de embriaguez incontrolável em Palma farão com que os turistas mal-comportados em questão incorram em pesadas multas e, potencialmente, numa ida antecipada para casa.

Espanha é o segundo país mais visitado do mundo, depois de França. Em 2019, recebeu 83,5 milhões de turistas e o setor contribuiu com 154.737 milhões de euros para o PIB de Espanha. A partir de maio de 2022, quatro em cada dez novos empregos no país estão ligados ao setor.

Este ano, as autoridades de turismo espanholas lançaram a campanha #SlowTravelSpain para promover uma forma mais sustentável e atenciosa de visitar o país. Quem planeia férias deve considerar os costumes e regras do seu destino e a forma como a sua visita pode afetar a vida da população local, tanto positiva quanto negativamente.

Espanha foi pioneira entre os países europeus na promoção do turismo em massa. Nas primeiras décadas do século XX, as primeiras tentativas de promover o país para o público estrangeiro através de uma variedade de cartazes de viagens e turismo foram seguidas por campanhas para visitar Espanha.

Com esta popularidade vieram desafios crescentes. Os Jogos Olímpicos de 1992 viram Barcelona descolar como um destino privilegiado.

Nos últimos anos, várias medidas foram implementadas para lidar com o que os media locais chamam de “sofrimento” dos moradores da cidade. Estas medidas incluíram a proibição do uso de megafones, a limitação do número de participantes em visitas guiadas e a introdução de sistemas unidirecionais em torno das principais atrações.

Em 2021, Barcelona introduziu regulação exclusiva para limitar os aluguéis de um quarto, como os anunciados pelo Airbnb, por menos de 31 dias. O objetivo era atenuar o boom do turismo e o impacto negativo que estava a causar na habitação da população local e nos serviços da cidade.

Espanha, é claro, não é a única a enfrentar o impacto do overtourism, uma das palavras do ano de 2018 do Oxford English Dictionary. Antes da pandemia esvaziar estes lugares dos seus visitantes, inúmeros destinos, da Holanda à Itália, procuraram equilibrar como desenvolver a economia local e proteger a população local, a paisagem e o património cultural.

Aqueles que propõem medidas para regular o turismo reconhecem a sua importância para a economia espanhola. Afirmam que estão a promover uma experiência turística “segura e de alta qualidade”. Se está a planear uma visita a Espanha este ano, pense em qual papel pode desempenhar para tornar a experiência única do turismo espanhol diferente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here