Era um terreno industrial. Agora, ilha das Bahamas está prestes a tornar-se um paraíso

Ocean Cay, uma ilha nas Bahamas, está em reconstrução para se tornar uma ilha privada, exclusiva para passageiros de cruzeiros da MSC.

Ocean Cay, localizada nas Bahamas, é uma ilha criada com base num compromisso de conservação dos recursos marinhos existentes, nomeadamente a recuperação dos recifes de coral. Todos os locais da ilha, que foi construída de raiz, foram pensados atendendo às atividades disponibilizadas, que, segundo a companhia de cruzeiros MSC, pretendem ser ecológicas.

Parte da cadeia de ilhas de Bimini, nas Bahamas Ocidentais, a Ocean Cay é uma ilha artificial criada nos anos de 1960 e um antigo local industrial de extração de areia e de mineração de aragonite. A ilha, um terreno industrial contaminado, teve de ser alvo de um processo de limpeza antes de começar a ser reinventada em forma de paraíso, explica o Público.

Para criar a ilha foi necessário remover cerca de 7500 toneladas de sucata metálica. A transformação foi iniciada no início de 2017 e passou também pela plantação de mais de 75 mil plantas e arbustos e 4600 árvores, incluindo 22 espécies naturais das Caraíbas.

O principal objetivo é criar biodiversidade e um ambiente sustentável.A ilha está rodeada por seis praias de areia branca, uma “exuberante vegetação” e uma atenta equipa de biólogos marinhos para monitorizar o ecossistema.

Na ilha será também construído um centro de conservação científica, com laboratórios e instalações para pesquisa e estudo sobre corais, que irá servir como como instalação para biólogos e especialistas em restauro de recifes de corais.

Em Ocean Cay podem-se visitar praias e um farol com 30 metros de altura, que conta com um terraço para admirar o mar. Além disso, um restaurante buffet disponibiliza refeições de várias cozinhas tradicionais e internacionais.

Segundo o diário, a partir de novembro, todos os navios da MSC Cruzeiros com partida de Miami farão escala na Ocean Cay como parte dos seus itinerários nas Caraíbas. Em Portugal, a MSC Cruzeiros já está a promover viagens com passagem pela ilha que promete ser paradisíaca.

A inauguração está marcada para 8 de novembro e a empresa está a realizar um documentário sobre todo o projeto de recuperação.

O custo total do projeto de transformação de Ocean Cay deverá ficar-se por mais de 269 milhões de euros, segundo revelou esta segunda-feira o presidente executivo da MSC, Pierfrancesco Vago.

ZAP //



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here