Espanha quer ter serviço de táxi aéreo nas grandes cidades (e pode ser já em 2022)

Enaire

A Enaire, o principal prestador de serviços de navegação aérea e informação aeronáutica em Espanha, revelou que pretende introduzir táxis voadores em Barcelona e Santiago de Compostela em 2022.

De acordo com o diretor-geral da Enaire, Ángel Luis Arias, está na altura de “levar a mobilidade urbana para a terceira dimensão: o espaço aéreo. E precisamos fazê-lo da maneira mais eficiente e sustentável possível ”, referiu durante uma conferência online esta semana.

Arias divulgou que a Enaire está a trabalhar em projetos europeus que envolvem o uso de táxis voadores, e outros veículos aéreos, para transportar pessoas em áreas urbanas e semi-urbanas. Também o uso de drones para entrega mercadorias está a ser estudado.

Esta é uma vantagem da qual os habitantes e (visitantes) das cidades de Barcelona e Santiago de Compostela podem vir a usufruir num futuro próximo. Ambas as cidades se caraterizam pela grande circulação de pessoas.

A ideia da empresa que está a desenvolver o projeto é que, por exemplo, em Santiago, os peregrinos que chegam exaustos da caminhada possam ser recebidos na cidade com uma experiência diferente e consigam apreciar algumas das mais belas paisagens urbanas sem terem de se preocupar em andar de lado para lado.

O diretor da Enaire garante que a empresa está “disposta a cumprir as suas funções de atrair e ajudar as empresas do setor privado ou organismos públicos que tenham interesse em permitir que Espanha se posicione na vanguarda do desenvolvimento deste novo setor”.

A Enaire está a participar em dois projetos financiados pela UE que pertencem ao plano Horizonte 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da organização europeia até ao momento.

“A ideia é demonstrar táxis aéreos na Europa em 2022. A Enaire irá administrar o voo dos primeiros táxis aéreos em Espanha, que acontecerá em Barcelona e Santiago de Compostela.” disse a Enaire num comunicado.

Em julho do ano passado, como noticia o The Guardian, a empresa espanhola de tecnologia Tecnalia também apresentou o seu protótipo de táxi aéreo sem piloto. O táxi foi pensado para transportar uma pessoa, ou carga, de até 150kg e pode percorrer distâncias de 15km em 15 minutos.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here