França vai deixar de ser o 2º país mais visitado da Europa. Portugal sobe 2 posições

Konevi / Pixabay

Mesquita em Istambul

Com um impressionante aumento no turismo no pós-pandemia, a Turquia está a caminho de se tornar o segundo país mais visitado da Europa, ultrapassando a França.

O mais recente Global Travel Report da World Travel Market London revela um crescimento surpreendente no setor de turismo na Europa, que em 2023 está a recuperar os níveis pré-pandemia.

Segundo o relatório, o número de visitantes na Europa registou uma ligeira diminuição de 440 milhões em 2019 para 428 milhões em 2023.

De acordo com o relatório, a que o ZAP teve acesso, Portugal, França e Espanha registaram as recuperações mais fortes entre os principais destinos da Zona Euro.

O forte crescimento do número de visitantes registado este ano levou Portugal da 9ª posição em 2019 para a 7ª posição em 2023, nota o relatório, que prevê um aumento de 99% de turistas no nosso país nos próximos 10 anos.

No entanto, foi a Turquia que mais se destacou no setor do turismo este ano, com um aumento de 73% em comparação com 2019, ultrapassando os crescimentos registados em França (33%) e Espanha (31%) — que detém ainda o título de país mais visitado da Europa.

Este boom turístico na Turquia é atribuído à desvalorização da lira turca, que tornou as férias no país mais acessíveis. A sua beleza natural e riqueza histórica dos destinos icónicos do pais, como Istambul e a Capadócia, as suas estâncias de luxo e a sua costa de águas cristalinas têm ajudado a atrair visitantes.

Segundo a Euronews, o turismo turco beneficiou também do facto de ser um dos poucos destinos europeus que manteve abertas as portas aos voos da Rússia.

Estima-se que 7 milhões de russos visitem a Turquia em 2023, um aumento significativo em relação aos 5 milhões do ano anterior. Este fluxo turístico representa uma parte importante do crescimento do turismo na Turquia.

Entretanto, a Croácia, outro importante destino turístico, espera um aumento de 51% no número de visitantes em comparação com os níveis pré-pandemia. Este crescimento reflete uma tendência geral de recuperação do turismo na Europa, salienta a Euronews.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here