Como o futuro do turismo em Portugal pode ser ainda mais animador

Portugal é um dos destinos de eleição de milhares de turistas anualmente. Com ótimas praias muito procuradas pelos veraneantes que anseiam por sol e belas paisagens, o país consegue, ao mesmo tempo, oferecer paisagens rurais e cidades cosmopolitas conseguindo agradar a um variado leque de turistas.

No entanto, a beleza do país não deve ser a única responsável por impulsionar a indústria do turismo. É importante existir uma rede de diferentes indústrias que colaborem entre si para conseguirem impulsionar a indústria e levá-la mais além.

O turismo faz-se de um conjunto de indústrias

Quando falamos em turismo, falamos de um conjunto de indústrias que trabalham entre si para oferecer o que melhor o país tem para oferecer. Estas indústrias incluem, por exemplo, hotelaria, transportes, viagens, marketing e publicidade.

Isto significa que quando se fala em promover o turismo em Portugal, fala-se em melhorar diferentes indústrias que ainda que possuam necessidades diferentes trabalham em conjunto para um objetivo comum.

Neste sentido, e uma vez que parte do sucesso do turismo nacional é conseguir promovê-lo de forma eficiente além-fronteiras, é necessário criam mecanismos eficientes nas diferentes indústrias para que elas consigam comunicar com potenciais clientes de diferentes localizações e colocar neles a vontade e os meios para visitar Portugal.

Existem diferentes formas de o conseguir, como, criando relações entre as várias indústrias para acompanhar o turista desde o momento em que ele sai do seu país de origem até ao ponto em que chega ao destino eleito, acordando parcerias, por exemplo, entre unidades hoteleiras e de transportes que possam fazer o transporte de turistas desde o aeroporto até ao hotel.

Podem ainda ser feito uso de uma Agência SEO em Portugal que por técnicas de marketing como SEO faça a otimização a página de uma unidade hoteleira, de um restaurante, ou de um município especifico de modo a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa dando-se a conhecer a mais gente, ou promovendo os pontos altos da região.

A indústria do turismo consegue melhorar diversas indústrias em simultâneo, já que os visitantes gastam dinheiro durante a sua estadia, promovendo o comércio local que por sua vez também emprega um grande número de trabalhadores. Trabalhar em parceria entre as várias indústrias é o segredo para que a experiência do turista seja a melhor possível.

Além disso, o turismo tem também um papel ativo na melhoria das relações entre estados e empresas de diversos países, criando também diversas oportunidades como indústrias no setor do entretenimento, por exemplo, que desta forma passam a ver Portugal como uma opção.

Contudo, numa era digital, é importante que toda a informação turística esteja disponível online para que apenas com um clique os potenciais turistas possam ter acesso a tudo o que Portugal tem para oferecer.

Atualmente, existem diversas formas das empresas se conectarem com o seu público-alvo, mesmo que de um nicho especifico, as redes sociais e outros diferentes canais de comunicação online ligam as pessoas de todo o mundo, mostrando como o marketing turístico tem um papel fundamental na conexão das várias indústrias ligadas ao setor do turismo e no fazer chegar a informação aos potenciais turistas.

O futuro do turismo

O turismo evoluiu e agora além de uma experiência positiva, o turista moderno preocupa-se com questões de sustentabilidade e ambiente como o valor da sua pegada de carbono. Estar ciente das necessidades do turista é essencial para que a indústria nacional evolua e continue em crescimento.

Aliar-se da tecnologia para tornar o processo de gestão de turistas mais eficiente, adotar uma frota de transferes elétricos para minimizar a pegada ambiental, ou oferecer estadias autossustentáveis começam a ser cada vez mais comuns.

Tudo indica que no futuro o turismo nacional se guiará por dois conceitos – global e sustentável.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here