Como ser nómada digital com salário no bolso

O seu sonho é viajar e trabalhar ao mesmo tempo? Veja as nossas dicas e prepare-se para ser nómada digital com um emprego para se sustentar.

Ser nómada digital já não é exclusivo de jovens sonhadores ou executivos que mudam de carreira para evitar um burnout. Depois de uma longa temporada em que as pessoas tiveram que passar mais tempo em casa, o teletrabalho tornou-se parte da realidade de muita gente.

Agora, quem pretende viajar e trabalhar ao mesmo tempo tem mais possibilidades de o fazer — com a estabilidade de um emprego para garantir o seu sustento na estrada.

É claro que ser empreendedor ou ser freelancer ainda podem ser opções viáveis, mas hoje em dia é mais fácil encontrar oportunidades de trabalho remoto. É até possível agarrar uma vaga depois de enviar um currículo online e fazer uma entrevista por videochamada pelo caminho!

Mas antes de fazer as malas, dê uma vista de olhos nestas dicas.

1. Considere os prós e contras de viver on the road

Nada como ter a flexibilidade de morar onde quiser e trabalhar em qualquer lugar do mundo onde houver uma boa ligação à internet, certo? Mas não basta deixar o ambiente de escritório para trás e imaginar que só há vantagens em ser nómada digital.

Por entre boas experiências de viagem, podemos ter que lidar com sintomas de jet-lag e adaptação a diferentes fusos horários, além de outros problemas típicos de quem vive pela estrada, tais como a falta de sensação de pertença, a solidão ou, simplesmente, saudade.

2. Estabilize a sua vida profissional

Contar com um salário realmente faz diferença na vida de nómada digital. Ter uma profissão que renda estabilidade financeira torna as coisas mais simples para quem decide viajar enquanto trabalha.

Então, verifique se a sua empresa o pretende manter você em teletrabalho — ou comece já a candidatar-se a vagas de emprego remoto antes de partir para a estrada.

E se a ideia é fazer uma mudança de carreira, estas são algumas das principais áreas onde é possível ganhar dinheiro online com contrato fixo:

  • Marketing
  • Suporte ao Cliente
  • Tradução
  • Programação/TI
  • Ensino à distância

3. Ser nómada digital também envolve rotina

Como podemos não ficar entusiasmados com a possibilidade de conhecer novos lugares e ter experiências diferentes todos os dias? Só não podemos é esquecer-nos de que também estamos na estrada para trabalhar!

A dica para não deixar que esse entusiasmo afete a sua produtividade é criar uma rotina que lhe dê prazer:

  • Se não tem um horário fixo de “expediente”, procure estabelecer um período para resolver as tarefas do seu emprego com calma.
  • Para combinar a imersão cultural com trabalho, pode levar o portátil para ambientes como cafés, bibliotecas, hotéis etc. — desde que o local tenha wi-fi estável e seja possível concentrar-se no que precisa.
  • Trabalhar num espaço de coworking também é uma opção interessante, inclusivamente para conhecer outros nómadas digitais e ter com quem sair para explorar a cidade depois do dia de trabalho.

4. Aprenda a fazer mais com o seu dinheiro

Para viver bem como nómada digital, é importante equilibrar as despesas que mais pesam no bolso: viagens longas, alojamento, alimentação e taxas. Para isso, aproveite estas dicas:

  • Passe mais tempo em lugares com menor custo de vida. Pode montar uma “base” e fazer viagens para locais próximos aos finais de semana, sem gastar tanto tempo e dinheiro nas deslocações.
  • Prefira alugar em vez de ficar em hotéis. Isso diminui bastante os custos de alojamento e alimentação, além de ser interessante para conhecer mais a fundo o estilo de vida local.
  • Diversifique os seus meios de pagamento. Além de cartões bancários internacionais, pode optar por carteiras digitais ou programar levantamentos e movimentos bancários de forma inteligente para reduzir os gastos com impostos e taxas.

5. Aprimore (e atualize) as suas capacidades

É provável que tenha desenvolvido novas competências ao começar a trabalhar de casa ou, talvez, já domine as tecnologias que as empresas exigem para a contratação de funcionários que atuam fora do escritório. Contudo, ser nómada digital também depende de habilidades como:

  • Fluência em inglês, espanhol ou outra língua estrangeira
  • Adaptabilidade
  • Comunicação interpessoal
  • Ética profissional
  • Resolução de problemas

A boa notícia é que viajar e trabalhar remotamente ajuda você a desenvolver ainda mais essas habilidades e fazer delas os seus pontos fortes na vida profissional!

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here