Vaporettos “venezianos” vão ligar Porto e gaia já este verão

nucleotidingsofjoy / Flickr

Um vaporetto em Veneza

Os vaporettos a ligar as ribeiras de Porto e Gaia vão começar a circular este verão, divulgou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Gaia, que revelou já ter tido aval da APDL para a circulação naquela margem.

“É para arrancar este verão”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da cerimónia do hasteamento da Bandeira Azul 2015 no concelho que mais uma vez atingiu o pleno nos 15km de praias e que acabou de investir 500 mil euros em iluminação ecoeficiente.

Anunciado em fevereiro, o projeto de ligar as duas ribeiras com as embarcações típicas de Veneza, em Itália, “já tem o OK” da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana (APDL) para o lado de Gaia, de onde os barcos partirão do cais de atracagem do Clube Fluvial Portuense.

Os vaporettos aguardam agora a autorização para a margem do Porto, onde terá de ser acautelado que a rota não colida com outras já atribuídas, informou a APDL

Concluído esse processo, caberá à APDL a abertura de concurso, que dará preferência, por imposição legal, à operadora que fez a proposta caso esta queira concorrer.

Segundo Vítor Rodrigues, as ligações fluviais em vaporettos terão partidas “de 15 em 15 minutos” com um preço de bilhete “não só para turistas”.

A ligação entre os dois centros históricos surge graças a “uma articulação entre Porto e Gaia” e será também “um atrativo turístico”, acrescentou o autarca, que também ontem divulgou o interesse em incluir no concurso da Estradas de Portugal uma travessia pedonal exterior no tabuleiro inferior da ponte Luís I como forma de melhorar a mobilidade entre os dois concelhos.

Em fevereiro o presidente da Câmara do Porto revelou o interesse da cidade na intenção do operador turístico Taylor’s de implementar um transporte de barco entre as duas margens do Douro.

Rui Moreira disse então que a embarcação da Taylor’s poderia “usar a plataforma de S. Nicolau, a montante do parque de estacionamento da Alfândega”, onde “está o barco da capitania [do Porto]”.

Contactada pela Lusa, a Taylor’s não quis confirmar a autoria do projeto turístico que foi debatido em reunião de câmara do Porto e divulgado pelas duas autarquias, escusando-se a dar qualquer informação sobre os vaporettos uma vez que, disse, a empresa não está “a comunicar nada”.

A Lusa tentou ouvir a Câmara do Porto mas tal não foi possível até ao momento.

/Lusa

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here