A Ilha Terceira é uma das maiores e mais bonitas ilhas do Arquipélago dos Açores, podendo por lá serem encontrados vários monumentos e belas paisagens. Por aqueles lados abundam a flora endémica (ideal para espeleologia ou simples passeios) e paisagens com a natureza e povoações circundadas pelo Oceano Atlântico profundo.
O povoamento da ilha teve início por volta de 1450 nas Quatro Ribeiras, Porto Judeu e Praia da Vitória.
A Ilha Terceira teve um papel importante como porto de escala para as naus que vinham da América e da Índia carregadas de especiarias, ouro e prata.
Nos últimos cem anos deu-se uma grande transformação na ilha com o novo porto da Praia da Vitoria, o aeroporto e o grande desenvolvimento agrícola e industrial.
São famosas as suas festas São-joaninas, as “Touradas à Corda” e as festas ao Divino Espírito Santo, que acontecem anualmente em maio.
Não faltam no meio da festa bons petiscos como a “morcela” as lapas e a deliciosa “Alcatra” de carne e peixe – tudo acompanhado com o vinho “verdelho” e de cheiro. Os seus vinhos e licores podem ser vistos no Museu do Vinho.
O ponto mais alto encontra-se na Serra de Santa Bárbara com 1022 metros de altitude onde se pode admirar uma densa vegetação e pitorescas povoações.
Pode percorrer a ilha de carro ou por percursos pedestres e admirar o vulcão da Serra do Cume, a Ponta dos Mistérios, e a gruta da Algar do Carvão.
No Centro Histórico de Angra do Heroísmo, classificado como património mundial pela UNESCO, pode passear e visitar a Igreja do Santíssimo Salvador, Castelo São Filipe, São João Batista do monte Brasil e o Hospital da Boa Nova.
Ola, boa tarde. Eu sou fascinado pelas Ilhas dos Açores, infelizmente não tenho condições nem de fazer uma visita, mas o meu maior sonho seria poder morar em qualquer uma destas ilhas maravilhosas, de preferencia em uma que não tivesse muitos habitantes, até uns 5.000 habitantes, náo sei se um dia poderei realizar este meu sonho, porém sonhar não custa nada né?
Obrigado por citar o autor da foto.
http://iniciacionaperderse.blogspot.com.es/2010/09/su-verdadera-casa.html
Os Açores são fascinantes!
Obrigada.