Israel prestes a abrir ao público partes até agora restritas do excecional palácio-mausoléu do rei Herodes

As autoridades de Israel preparam-se para abrir ao público no próximo domingo partes até agora restritas do palácio-fortaleza do rei Herodes, que o líder romano decidiu enterrar no fim da sua vida, há cerca de 2.000 anos, escondendo totalmente a construção sob o solo.

Herodium, um destino turístico muito popular, fica perto de Belém, na Cisjordânia ocupada, mas localiza-se numa área onde Israel exerce total controlo militar e civil.

O local foi submetido a escavações durante 13 anos depois de, em 2007, ter sido encontrado na área o túmulo de Herodes, que governou a Judeia sob ocupação romana e é considerado no Novo Testamento como o responsável pela Massacre dos Inocentes.

O espaço, já reformado, será no próximo domingo aberto ao público e os visitantes poderão ver agora pela primeira vez a escada em arco, o saguão e o teatro privado do Herodium, conhecendo melhor o estilo de vida luxuoso de Herodes.

O complexo localizado no deserto da Judeia foi construído pelo rei, conhecido pela sua brutalidade mas também pelas magníficas estruturas construídas durante o seu reinado.

Fica no topo de uma colina e a sua entrada principal está virada para Jerusalém.

O arqueólogo Roi Porat, arqueólogo da Universidade Hebraica e diretor das escavações, recordou em declarações à agência noticiosa AFP que este foi o único lugar que Herodes batizou com o seu nome e onde decidiu ser sepultado.

No entanto, um mero sepultamento não seria suficiente para Herodes, que desejava que o seu último lugar de descanso cobrisse seu palácio. “Foi por isso que cobriu a montanha, incluindo o palácio”, disse Eran Kruzel, da Autoridade de Parques e Natureza de Israel.

O palácio-fortaleza do rei Herodes está excecionalmente bem conversado, devendo-se grande parte do estado ao facto de o líder romano ter decido enterrá-lo.

“Este é um laboratório arqueológico incomparável”, disse o arqueólogo Roi Porat, diretor das escavações, citado pela mesma agência noticiosa, comparando o estado de preservação deste espaço com a cidade de Pompeia, “congelada” no tempo por lava.

Herodes foi o rei de Israel entre 37 a.C. e 4 a.C.

Inicialmente, era mais próximo das tradições judaicas, mas gradualmente, e ao longo do tempo, adotou gostos ao estilo romano, tal como demonstram as pinturas e decoração que adornam o seu palácio-mausoléu.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here