Já pode gastar 120 mil euros para usar uma sanita no Espaço

Space Perspective

É um passageiro entusiasmado pela exploração espacial, a passear numa cabine pressurizada a cerca de 30 quilómetros acima da Terra.

A sua viagem está programada para durar seis horas e já provou a comida e as bebidas de classe mundial que complementam esta vista incrível a partir da Nave Espacial Neptune, fornecida pela Space Perspective, a primeira empresa do mundo a oferecer experiências espaciais neutras de carbono.

Mas agora já vai com três horas de viagem e precisa de ir à casa de banho. Não se preocupes, é aqui que entra o Space Spa, recentemente revelado como uma das muitas funcionalidades oferecidas pela Space Perspective como parte da sua experiência espacial.

Um aspecto importante é que os clientes pagantes, a quem a Space Perspective se refere como Exploradores, poderão apreciar a vista magnífica mesmo durante uma pausa no Space Spa, com a empresa a publicar imagens detalhadas do Space Spa na sua página oficial no X.

“Uma das perguntas mais frequentes que recebemos quando as pessoas descobrem que o nosso voo espacial dura seis horas é se haverá uma casa de banho“, disse Jane Poynter, fundadora e co-CEO da Space Perspective, num comunicado oficial. “A resposta é sempre, claro que sim. E não há necessidade de uma sanita a vácuo como os astronautas têm de enfrentar, ou de uma fralda.”

A Estação Espacial Internacional (ISS) utiliza atualmente três sanitas espaciais que usam um sistema de sucção acionado por ventoinha, semelhante ao Sistema de Coleta de Resíduos do Space Shuttle. Estes sistemas são usados devido à ausência de gravidade que os astronautas experimentam durante o voo espacial, o que é causado pelo facto de os astronautas e a ISS estarem em queda livre constante devido à sua velocidade de queda em direção à Terra.

No entanto, a Space Perspective declarou que esta queda livre não será experienciada nos seus voos para o Espaço, uma vez que a sua nave Neptune viajará para o Espaço a uns muito lentos 19 km/h, por isso não estará a cair suficientemente rápido para os seus passageiros experienciarem a ausência de gravidade.

Assim, em termos de utilização do Space Spa, a empresa antecipa que os seus Exploradores terão uma experiência no Space Spa ainda melhor do que usar uma casa de banho de avião na Terra.

“O Space Spa é o único lugar no interior da cápsula onde os Exploradores poderão ter um momento de solidão“, disse Isabella Trani, que co-lidera todos os aspetos de design na Space Perspective. “Por isso, era imperativo que se sentisse como um retiro. Os Exploradores encontrarão este ambiente aconchegante e confortável, sem arestas afiadas, o que contribui para o ambiente e cria um local muito acolhedor. Num nível prático, o design beneficia a limpeza, permitindo coisas como superfícies que são fáceis de limpar, e as suas superfícies suaves e vegetação promovem o controlo de som e odor.”

O Space Spa está cuidadosamente encaixado no Space Lounge dentro da Nave Espacial Neptune, que planeia fornecer aos seus Exploradores uma vista de 360 graus da Terra através das maiores janelas alguma vez enviadas para o Espaço. Juntamente com a comida e bebidas, todas as viagens incluirão kits de amenidades de cortesia, auscultadores, assentos confortáveis e Wi-Fi.

A Space Perspective começou oficialmente a vender bilhetes para a Nave Espacial Neptune em junho de 2021 a 125 000 dólares por lugar, juntamente com um depósito de 1.000 dólares. Em julho de 2023, já venderam mais de 1.600 lugares.

Para a jornada, oito Exploradores e a sua Nave Espacial Neptune serão lentamente elevados ao espaço a partir de terra ou mar pelo Balão Espacial do tamanho da Estátua da Liberdade, a uns suaves 19 km/h, o que levará aproximadamente duas horas enquanto observam a superfície da Terra a ficar cada vez menor.

Uma vez que a Nave Espacial Neptune atinja a altitude designada de 30 quilómetros acima da Terra, os Exploradores passarão as próximas duas horas a observar a Terra a rodar lentamente sob os seus pés, enquanto desfrutam de refrescos no Space Lounge e, claro, no Space Spa. As últimas duas horas da jornada verão a superfície da Terra a aumentar de tamanho enquanto a Nave Espacial Neptune faz lentamente o seu caminho para um suave amaragem.

Como é que a Space Perspective, juntamente com o seu Space Spa, mudará o turismo espacial nos próximos anos e décadas? Só o tempo o dirá, e é por isso que nós fazemos ciência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here