Lisboa entre os melhores destinos urbanos de 2023. Conheça o top 20

Reino Baptista / Wikimedia

Terreiro do Paço, Lisboa

Paris lidera novamente o ranking, que conta com a capital portuguesa num top 20 dominado por destinos europeus. Estudo destaca um 2023 marcado por um aumento exponencial de viagens e gastos globais de triliões com o turismo.

Já são conhecidos os 100 melhores destinos urbanos de de 2023.

O ranking é resultado do estudo Top 100 City Destinations Index da empresa de pesquisa estratégica de mercado Euromonitor International.

Com base em 55 métricas distribuídas por seis critérios — desempenho económico e empresarial, desempenho turístico, infraestruturas turísticas, política e atratividade turística, saúde e segurança, e sustentabilidade —, o ranking é liderado pela capital francesa Paris.

Na verdade, os destinos europeus dominam o top 20, com 12 cidades a marcar presença, incluindo a capital de Portugal, Lisboa, que encerra esta lista, em 20º lugar, mesmo atrás de Viena (18.º) e Los Angeles (19.º).

Europa domina em ano de aumento de viagens

No total, a Europa lidera com 63 cidades no top 100 num ano que assinala uma recuperação das viagens internacionais, com um crescimento de 38% em número de viagens — e uma previsão de alcance de 1,3 mil milhões até ao final do ano.

Istambul lidera o número de chegadas internacionais em 2023, com Londres e Dubai a seguir. Hong Kong e Banguecoque registaram os maiores aumentos nas chegadas internacionais, após a reabertura pós-pandemia. Os gastos globais com turismo são estimados em cerca de 1,6 triliões de euros para 2023.

O estudo também destaca a importância do turismo sustentável. Muitos destinos estão a adotar medidas para melhorar as suas práticas de sustentabilidade, devido a fatores como o turismo excessivo.

Nadejda Popova, da Euromonitor, aponta o overtourism como um grande desafio para as cidades.

“O turismo excessivo é um dos desafios que as cidades estão a enfrentar, impactando as comunidades locais e o meio ambiente à medida que o turismo recupera da crise da Covid-19”, diz.

“Alguns destinos estão a impor restrições, tributação acentuada ou redução da capacidade hoteleira para ajudar a limitar o fluxo de turistas e preservar o património cultural, enquanto outros adotam estratégias de dispersão que promovem destinos alternativos ou fora do comum”, acrescenta, sublinhando a importância de implementar práticas sustentáveis para promover um turismo mais responsável.

Este enfoque na sustentabilidade reflete uma mudança no setor turístico, buscando um equilíbrio entre a atração de visitantes e a preservação dos recursos e da qualidade de vida das comunidades locais.

Em baixo, o top 20 destinos urbanos de 2023:

  1. Paris, França;
  2. Dubai, Emirados Árabes Unidos;
  3. Madrid, Espanha;
  4. Tóquio, Japão;
  5. Amesterdão, Países Baixos;
  6. Berlim, Alemanha;
  7. Roma, Itália;
  8. Nova Iorque, EUA;
  9. Barcelona, Espanha;
  10. Londres, Reino Unido;
  11. Singapura;
  12. Munique, Alemanha;
  13. Milão, Itália;
  14. Seul, Coreia do Sul;
  15. Dublin, Irlanda;
  16. Osaka, Japão;
  17. Hong Kong, China;
  18. Viena, Áustria;
  19. Los Angeles, EUA;
  20. Lisboa, Portugal.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here