Seguindo o exemplo das companhias aéreas ou dos hotéis, as Maldivas preparam-se para se tornarem o primeiro país do mundo a ter o seu próprio programa de fidelidade de clientes.
De acordo com a estação televisiva CNN, o programa “Maldives Border Miles” terá três níveis: Abaarana (Ouro), Antara (Prata) e Aida (Bronze). Os três nomes vêm da língua divehi, ou maldivense, o principal idioma falado nesta nação do Oceano Índico.
O programa de fidelidade foi anunciado, no passado dia 28 de setembro, pela Maldives Immigration, uma conta oficial do Governo das Maldivas no Twitter.
“É um programa de fidelidade de três níveis. Os turistas vão ganhar pontos com base no número de visitas e na duração da estadia. Também serão dados pontos adicionais por visitas para celebrar ocasiões especiais”, pode ler-se.
Um representante do conselho nacional de turismo das Maldivas disse à CNN que o programa será implementado em dezembro deste ano. Mas ainda não é claro quais os tipos de vantagens que os viajantes vão receber nestas três categorias e como é que os pontos serão acumulados.
Tal como recorda o canal norte-americano, as Maldivas, cuja economia está fortemente dependente do setor do turismo, foi um dos primeiros países da Ásia a reabrir as suas fronteiras depois do aparecimento da covid-19.
Em declarações à CNN, Scott Keyes, especialista do setor das viagens, considera que a ideia pode ter potencial a longo prazo. “A maioria dos conselhos de turismo foca-se exclusivamente em campanhas publicitárias chamativas, mas esta campanha das Maldivas é nova e única”, afirma.