Nas estradas espanholas, quem passa multas são os drones

Drones da Direção Geral de Tráfego de Espanha começam a multar a partir de 1 de agosto e vão vigiar sobretudo as infrações dos automobilistas contra usuários vulneráveis, como ciclistas.

A Direção-Geral de Tráfego (DGT) anunciou que, a partir de 1 de agosto, drones vão começar a multar os automobilistas que cometerem infrações, vigiando sobretudo “as zonas onde o risco de acidentes é maior; as estradas onde há um maior trânsito de usuários vulneráveis, como ciclistas, motociclistas e pedestres”.

De acordo com o El País, que citou um comunicado da DGT, os drones também serão utilizados para vigiar e regular o apoio em operações especiais e eventos que motivam um grande movimento nas estradas, missões de regulação complementares às desenvolvidas por helicópteros e para apoiar situações de emergência que afetam significativamente o trânsito e a segurança dos utentes da estrada.

A DGT não refere se os drones também poderão multar por excesso de velocidade, algo que 12 helicópteros Pegasus da DGT fazem.

A infração captada por drones pode ser notificada imediatamente por um agente de Brigada de Trânsito da Guardia Civil espanhola ou posteriormente processada pelas autoridades competentes.

A medida já tinha sido posta em prática numa operação especial que as autoridades espanholas fizeram durante a Páscoa, mas agora parece ser contínua. Os drones estão preparados para recolher imagens a grandes distâncias, podendo voar até 120 metros de altura e vigiar uma área de 160 mil quilómetros de estrada a nível nacional.

A câmara consegue fazer um zoom de dois quilómetros e, assim, sinalizar todo o tipo de infrações. Ao todo, diz a DGT, a frota conta com 11 drones, três deles certificados pelo Centro Espanhol de Metrologia (a entidade espanhola responsável pelas medidas e as medições) e que vão começar a denunciar as infrações. Os restantes oito vão ser utilizados para regulação e gestão do trânsito.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here